Certamente você já consumiu muito conteúdo evergreen pela internet sem nem saber o que é isso. Os conteúdos “sempre verde” (em tradução literal) são aqueles que permanecem relevantes, mesmo com o passar do tempo, ou seja, são perenes.
Isso significa que mesmo com o passar do tempo as informações presentes no conteúdo ainda podem ajudar os usuários. Assim, esse tipo de conteúdo é ideal para que o tráfego do seu site continue crescendo com o tempo.
E é por isso que ele não pode faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Para saber mais sobre esse tipo de conteúdo e os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio, continue a leitura!
O que é conteúdo evergreen?
Esse tipo de conteúdo trata de “pautas frias”, isto é, as informações não sofrem mudanças com o passar do tempo. Já as “pautas quentes” seriam aqueles conteúdos que perdem sua relevância, um bom exemplo são notícias que acompanhamos nos jornais.
Os conteúdos “sempre verde” são mais aprofundados e não sofrem com quedas de procura. Os usuários podem acessar esses conteúdos em diferentes períodos. Por exemplo:
O interesse por “bolo de chocolate” é constante.
Agora, quando se trata de “ovo de páscoa”, a pico de busca é maior entre os meses de março e abril.
O bolo de chocolate é uma receita buscada com frequência. Porque é um prato que pode ser consumido em qualquer ocasião ao longo do ano. Diferente do ovo de páscoa, onde o nome já diz tudo, é mais comum somente no período do feriado. Quando um assunto possui um interesse constante, ele é considerado evergreen.
Para alcançar bons resultados com marketing de conteúdo é muito importante ter equilíbrio. É necessário produzir tanto conteúdos noticiosos, já que eles trazem resultados imediatos, quanto conteúdos evergreen, que proporcionam resultados a longo prazo.
Por que esse formato de conteúdo é importante?
O primeiro ponto importante sobre esse tipo de conteúdo é que suas informações não mudam com o passar do tempo. Dessa maneira, os usuários continuam acessando o material. Além disso, esse formato de conteúdo costuma ser mais aprofundado, com mais detalhes, técnicas, análises e dicas que possam ajudar diferentes pessoas em diferentes períodos.
Mas o conteúdo evergreen também contribui de outras maneiras para sua estratégia de marketing digital. Olha só:
Aumenta a autoridade da sua empresa
Para que as pessoas se interessem por seus produtos ou serviços é importante transmitir segurança para elas. Uma das maneiras de se fazer isso é compartilhar seu conhecimento. Isso significa produzir conteúdos e esclarecer dúvidas que elas tenham.
Ao criar conteúdos perenes você consegue oferecer o máximo de informações e conquistar a confiança dos usuários. Com certeza ao precisarem de algo que a sua marca oferece, eles lembraram da sua empresa devido aos conteúdos que consumiram.
Atrai mais visitantes
Se um conteúdo evergreen é aquele que gera um interesse constante, logo ele vai continuar recebendo acessos por muito tempo, se for estruturado para esse propósito.
Um texto completo, aprofundado, com informações ricas e otimizado para os mecanismos de busca tem grandes chances de alcançar as primeiras posições, ou seja, quando alguém pesquisar sobre o assunto irá encontrar o seu site logo de cara. Assim você consegue aumentar o seu tráfego e até mesmo suas oportunidades de negócio.
Gera backlinks
Quando você desenvolve um conteúdo único, relevante e completo, a possibilidade de outros sites o utilizarem como referência e direcionarem usuários para ele é muito maior.
E um dos critérios do Google para ranquear as páginas nas primeiras posições das páginas de busca é justamente a autoridade. Quando um site é mencionado por diversos outros sites a plataforma considera que é um bom conteúdo e que foi escrito por quem tem autoridade no assunto.
Como escrever um bom conteúdo evergreen
Já deu para perceber o quanto esse formato de conteúdo é importante, né? Mas como escrever bons conteúdos evergreen?
Primeiro, é importante lembrar o que NÃO é conteúdo perene, são eles: notícias, tendências que saem da moda, assuntos relacionados a datas específicas (Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e etc). Dito isso, vamos as dicas:
Faça uma pesquisa de palavras-chave
Antes de criar qualquer tipo de conteúdo é muito importante fazer uma pesquisa de palavras-chave. Porque é necessário identificar quais termos relacionados a sua empresa são de interesse do público.
Ao utilizar uma palavra-chave que é constantemente buscada pelos usuários, você garante que o seu conteúdo seja encontrado e que tenha muitos acessos.
Nessa etapa, as ferramentas Keyword Planner e Google Trends podem te ajudar a descobrir quais são as palavras-chave e assuntos do momentos que podem ser abordados.
Escreva sobre o que você conhece
Não há nenhum problema em criar conteúdo sobre novidades e tendências. Entretanto como vimos anteriormente esses formatos acabam perdendo a relevância com o tempo.
Para conteúdo evergreen você deve focar em escrever sobre algo que já foi comprovado e que irá ser válido por um bom tempo. Avalie seu negócio e o mercado para descobrir possíveis temas para conteúdos “sempre verde”.
Inclua um bom CTA
Um bom conteúdo evergreen é aquele que irá lhe proporcionar muitas visitas, ou seja, um aumento significativa no tráfego do seu site. Dessa maneira, incluir um bom CTA ao final do conteúdo permite que você convide o usuário a acessar outras páginas ou até mesmo a comprar seus produtos ou serviços.
Pronto, agora é mãos à obra e começar a preparar seus conteúdos evergreen! Que tal contar com a gente para te ajudar com Marketing de Conteúdo? Vem conversar conosco e saber mais sobre nossos serviços!