As métricas sempre são mencionadas nos conteúdos de marketing digital, já reparou? Isso acontece porque elas realmente são ferramentas muito valiosas na estratégia. O Custo por Lead (CPL), por exemplo, é capaz de mostrar à empresa se as campanhas estão sendo bem planejadas e executadas.
Essa métrica indica qual é o valor médio gasto para converter um visitante em lead qualificado, incluindo todas as etapas, desde a primeira interação com a marca até o momento do interesse de compra. Neste post, você vai entender melhor o que é o CPL e como ele é calculado. Acompanhe!
O que é o Custo por Lead (CPL)?
O significado do Custo por Lead é bastante intuitivo. O objetivo principal de uma estratégia de marketing digital é atrair novos clientes, não é? Além disso, você certamente tem um orçamento predeterminado para as ações da campanha. Portanto, essa métrica é capaz de mostrar se o valor necessário para atrair um cliente é condizente com o que foi previamente definido.
Na conta, entram os gastos com a manutenção de sites (hospedagem, domínio etc.), a alimentação de blogs e redes sociais, a contratação de serviços, como o Google AdWords e o Facebook Ads, os esforços com SEO, entre outros. Ou seja, absolutamente tudo o que é usado para atrair o visitante e convertê-lo para lead da sua empresa.
Como essa métrica é calculada?
É muito simples: basta dividir o valor total gasto na sua campanha pelo número de pessoas que efetivamente se tornaram potenciais consumidoras do seu produto. Assim:
CPL = total do investimento de marketing/total de leads gerados.
Por exemplo, seu orçamento com marketing digital era de R$ 10 mil — incluindo todos os recursos, etapas e profissionais envolvidos no planejamento e na execução das ações da estratégia. Ao final do período observado, você verifica que 1.400 visitantes estão interessados em consumir o seu produto, ou seja, são leads/potenciais clientes.
Nessa situação, o Custo por Lead foi de R$ 10 mil/1.400 visitantes = aproximadamente R$ 7,15 por pessoa. O CPL indica a conversão de visitante em lead, isto é, você não precisa ter fechado qualquer contrato de venda com o potencial consumidor, apenas levar em conta o interesse dele em adquirir o produto ou serviço.
Quais fatores influenciam o Custo por Lead?
Muitos fatores influenciam o Custo por Lead e eles estão diretamente relacionados à eficiência da estratégia. Embora não haja um padrão desse valor para comparar se o CPL é alto ou baixo, você deve analisar a taxa de fechamento e o ticket médio do seu produto ou serviço para entender se é preciso diminuir o custo.
Um CPL alto pode significar que alguma etapa da sua campanha está sendo excessivamente custosa, sem grandes resultados. Por isso, também é legal fazer o cálculo específico. Por exemplo: total investido em SEO on page/quantidade de leads qualificados. Assim, você consegue identificar qual ponto da estratégia está com problemas.
Como você viu, é importante que um gestor esteja ciente do Custo por Lead na estratégia de marketing. Afinal, é um investimento realizado pela empresa que envolve diretamente a atração de clientes. Contar com uma agência especializada é muito útil, pois profissionais qualificados e experientes saberão como otimizar os resultados e reduzir os custos.
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