O termo independência financeira pode ter um significado diferente para cada pessoa. Para alguns pode representar a liberdade de fazer o que quiser, como viajar para qualquer lugar ou comprar um imóvel. Para outros, esse termo corresponde a ter dinheiro suficiente para não precisar trabalhar mais ou finalmente poder investir no seu próprio negócio.
Seja qual for o objetivo que você busca, para que possa alcançar a sua independência financeira é fundamental se planejar, manter as suas contas no azul e focar na realização dos seus sonhos. Se você não sabe por onde começar, fica ligado nas nossas dicas a seguir:
O que é?
A independência financeira consiste na capacidade de conseguir sobreviver por meses ou pelo resto da vida apenas com seus rendimentos financeiros, sem a necessidade de continuar em um emprego fixo. Ou seja, a partir do momento que você consegue boas reservas financeiras, aplicadas para que deem os retornos necessários, é possível viver da maneira que você sempre sonhou.
Como conquistar a independência financeira?
Não é surpresa pra ninguém que a educação no Brasil é um tanto quanto fraca. Afinal, não temos aulas sobre educação financeira, o que explica muitas pessoas endividadas e a falta de organização no orçamento para que possam ter um estilo de vida mais tranquilo.
Assim, alcançar a independência financeira é um sonho de muitos brasileiros, pois significa não ter problemas com dinheiro e, melhor ainda, poder realizar os seus sonhos e conquistar objetivos como casamento, criar bem os filhos, viajar pelo mundo ou qualquer outro que queira. Que tal algumas dicas para te ajudar a chegar lá?
Faça um planejamento financeiro
O primeiro passo a ser dado em direção a independência financeira é organizar as suas contas. De acordo com o Serasa Experian, o número de pessoas inadimplentes alcançou o recorde de 63 milhões em março deste ano. Isso acontece porque muitos não fazem planejamento financeiro e acabam contraindo dívidas que ultrapassam o valor do salário.
Para resolver essa questão, o ideal é que você coloque todas as suas dívidas no papel. Como vivemos em um mundo moderno, você também pode optar por aplicativos de finanças, como Organizze ou GuiaBolso, que te ajudam a conhecer os seus custos mensais e a manter-se dentro do seu orçamento.
Defina metas
Quais são seus planos para os próximos anos? Viajar pelo mundo? Comprar a casa própria? Seja qual for a sua prioridade no momento, para que você possa chegar até onde deseja, é fundamental ter uma direção e preparar as suas finanças para isso.
Ao definir metas, você terá mais controle sobre as suas despesas e começará a pensar no futuro. É aqui que começa a sua independência financeira! Onde você consegue gastar menos do que ganha e, assim, planejar um futuro com um orçamento maior.
Tenha uma reserva financeira
Para conquistar a sua independência financeira é essencial que você tenha uma reserva para emergências. Mais da metade dos brasileiros não tem o costume de guardar dinheiro pensando que eventualidades podem acontecer. No entanto, isso faz com que eles fiquem cada vez mais distantes da liberdade financeira.
Assim, comece hoje mesmo a se preparar para construir uma reserva para emergências. O ideal é que ela possua valor equivalente a seis meses das suas despesas mensais e seja guardado em uma poupança ou em uma aplicação financeira.
Invista seu dinheiro
O termo “investir” causa calafrios em muitas pessoas, isso porque elas o enxergam como um bicho de sete cabeças. Na verdade, investir o seu dinheiro é fácil, descomplicado e o melhor de tudo: não precisa ser um valor absurdo. Um exemplo é o Tesouro Direto, que é seguro e exige uma aplicação inicial de apenas R$30.
Ao começar a aplicar o seu dinheiro em algum investimento, logo você terá um patrimônio e poderá receber um “salário” sem grandes esforços. Que maravilha, né? Obviamente nos primeiros meses é mais difícil conseguir separar um valor para investir, mas com o tempo e organização os resultados começam a surgir.
Agora você já está pronto para alcançar a sua independência financeira! E se você gostou do nosso conteúdo, que tal inscrever-se na nossa newsletter e receber novos conteúdos todos os meses?
Receba conteúdos exclusivos!