Então você começou sua própria empresa ou se tornou um MEI? Primeiramente, queremos lhe dar os parabéns! Sabemos dos vários desafios que você terá que enfrentar, em especial o de consolidar a imagem do seu negócio diante do mercado. Mas, você sabe o que é marketing digital? Por que ele pode te ajudar bastante nessa tarefa.
Como o nome indica, se trata das práticas de marketing que são aplicadas no ambiente da internet. Isso envolve o uso de redes sociais, criação de conteúdo em textos e vídeos, interação com sua audiência, entre outras coisas. E essa tem se provado como a melhor forma de fazer propaganda hoje em dia.
Está interessado em saber o que é marketing digital para alavancar seus negócios? Então veja aqui algumas das principais características dessas práticas e como elas podem te ajudar.
1. Meio mais eficiente de fortalecer sua marca
O alcance da internet é praticamente global. Independente do porte da sua empresa e do alcance do seu produto ou serviço, é bem provável que a maior parte da sua audiência use a internet no seu dia a dia, tanto para entretenimento quanto para trabalho e pesquisas. Parte disso é graças ao crescimento da navegação móvel, que responde por aproximadamente 70% dos acessos no mundo inteiro.
Apenas estar lá, com um site e uma página bem-feitos, pode ser o primeiro passo para começar a aumentar o número de clientes para sua empresa. Claro, ainda é necessário investir para ter resultados mais altos. Mas não ter presença online, por mais simples que seja, já é uma grande perda para todo e qualquer negócio.
2. Contato mais direto com o seu público
A internet, em especial as redes sociais, é um ambiente de troca de opiniões, informações e histórias. As pessoas estão cada vez mais propensas a interagir neste meio, respondendo perguntas e fazendo suas próprias. Se você algum dia teve dificuldade para fazer uma pesquisa de opinião, saiba que o mundo digital pode resolver o seu problema.
Sabendo o que é marketing digital, você já deve entender o quanto o contato com sua audiência é importante para construir um vínculo entre empresa e público. Não basta ter uma placa apontando para sua loja. Você deve passar a imagem de outro ser humano, alguém de confiança. Com um “rosto” para interagir, as pessoas vão confiar em você mais facilmente.
3. Menos investimentos e maior retorno
Uma das principais vantagens do marketing digital em relação ao tradicional é a sua relação custo/benefício. Para conseguir atingir uma grande audiência na televisão, por exemplo, é necessário desembolsar milhões de reais entre produção de comerciais e divulgação em horário nobre. O número de clientes resultantes pode não chegar a 2% da audiência. Um orçamento que a maioria dos empreendedores não possui.
Porém, há várias ferramentas gratuitas na internet para a produção de conteúdos e divulgação da sua marca na internet. Além disso, com um conjunto adequado de técnicas, você pode conseguir uma taxa de conversão bem mais alta, maximizando a eficiência dos seus investimentos. Tudo que você mais precisa nestes momentos iniciais.
4. Possibilidade de analisar dados em tempo real
Informações são vitais para garantir o sucesso de uma empresa. Não basta ter uma noção vaga de quem é o seu público, quais são as tendências do mercado e quais são os riscos de uma determinada época. Acompanhar dados deve ser parte da sua rotina.
E coletar dados é um dos trabalhos principais do marketing digital. Mais do que isso, há muitas ferramentas disponíveis para acompanhar estas informações em tempo real, minimizando o tempo de espera para tomar qualquer atitude necessária. E quanto antes você puder agir diante de um problema, melhor.
5. Ambiente amadurecido para novos empreendedores
Uma ótima notícia para quem está ingressando nesta área pela primeira vez é que o setor já amadureceu bastante nos últimos anos. Apesar de sua alta volatilidade, com mudanças constantes, muito conhecimento já foi acumulado. Isso significa que, em vez de lidar com o risco de uma “ciência experimental”, você terá a segurança de um conjunto de métodos cuja eficácia está comprovada.
Ainda acha que esta vai ser uma jornada bem difícil? Pois você tem razão. Então, que tal contar com ajuda especializada? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu negócio.