Quando você administra um negócio, provavelmente passa a maior parte do dia pensando em como adquirir mais clientes. Imaginamos que você já saiba o que é marketing e que tente aplicá-lo no seu dia a dia. Mas também é bem provável que você não entenda como aproveitar ao máximo a estratégia de marketing digital.
Não se preocupe. Esse é um problema relativamente comum entre novos empreendedores, mas fácil de resolver. Desde que você entenda quais são os fundamentos dessa prática e deixe de lado algumas faltas expectativas. Trata-se de um conjunto de técnicas que busca melhorar a divulgação e imagem da sua marca. Neste caso, através da internet.
Benefícios do marketing digital
1. Alcance praticamente global
A primeira coisa a compreender sobre o que é marketing digital é o seu poder de atingir o maior público possível. Diferente de um canal de TV ou outdoor, ele não está limitado a uma localidade, grupo ou intervalo de tempo específico. Desde que seus produtos ou serviços possam ser disponibilizados em determinada área, você pode divulgá-los lá também.
Você pode divulgar seus produtos em uma plataforma online e apenas atualizá-la de acordo com a necessidade. Dessa forma, você pode vender um infoproduto para pessoas ao redor do mundo sem dificuldade, por exemplo.
2. Fortalecimento da sua marca
Ter uma empresa consolidada no mercado não é tão fácil. Mesmo que você faça um excelente serviço, eles podem não ser o suficiente para alavancar a opinião pública a seu respeito. Para isso servem as estratégias de marketing.
O fortalecimento da sua presença envolve uma série de medidas, como a criação de promoções, interação com seu público-alvo e, claro, dar destaque para os seus diferenciais. Aos poucos, esses esforços vão melhorar sua base de clientes e ajudar a manter sua empresa mais estável.
3. Disponível para qualquer negócio
Ao contrário do que alguns podem pensar, marketing não é um luxo exclusivo para grandes empresas. Pelo contrário, é um conjunto de técnicas bem elementares que podem ser aplicadas em praticamente qualquer contexto. Inclusive o de uma pequena, microempresa ou de um MEI. O importante é entende como ele funciona a forma certa de aplicá-lo ao seu negócio.
Mentiras sobre o que é marketing digital
Apesar dos benefícios da estratégia de marketing digital, ainda há alguns mitos ao redor desse conceito. Alguns que podem atrapalhar seu desempenho. Veja aqui os principais e tire-os da sua lista:
1. Os resultados são “super-rápidos”
Nenhum investimento, seja de tempo ou de recursos, dá resultados imediatos. É verdade que muitas empresas crescem vertiginosamente graças a estas práticas, mas isso não aconteceu da noite para o dia. Foi um investimento planejado, com um objetivo e uma agenda.
Se alguém disse que é capaz de triplicar sua base de clientes em 1 mês, não confie. Além de ser uma declaração falsa, pode ser que o resultado seja pontual e ilusório. O objetivo do trabalho de marketing é gerar crescimento consistente ao longo do tempo, não só uma pequena explosão de audiência.
2. Não requer nenhum investimento
Se você sabe o que é marketing, então sabe que ele não se faz de graça. Mesmo na internet, onde há muitas ferramentas disponíveis, é difícil conseguir uma quantidade relevante de novos leads sem colocar algum capital. O espaço é amplo, mas o número de pessoas disputando-o é igualmente grande.
Esse investimento monetário vem de várias maneiras. Pagar por anúncios em páginas estratégicas, alavancar seu site, entre outros. Coloque tudo em conta e estime os resultados. Isso te dirá se vale a pena ou não investir.
3. É uma tarefa fácil
Se pensou que teria apenas que criar uma página em alguma rede social e esperar os clientes chegarem, pensou errado. Da mesma forma que os resultados não vêm rápido e de graça, eles também não vêm sem esforço. Você terá que fazer pesquisas, calcular o custo-benefício das campanhas e corrigi-las quando necessário. Roma não foi construída em um dia, foi?
Agora que você entende melhor o que é marketing, é hora de investir melhor na divulgação da sua empresa. Acha que vai ter dificuldade nesse processo? Então por que não contar com ajuda profissional? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital para o seu negócio.