O que é persona? Descubra como definir uma para o seu negócio!
Para quem as suas ações de marketing digital estão direcionadas? Um erro ainda muito frequente entre as empresas que estão começando a investir em um posicionamento na internet é não ter uma persona definida. Saber e entender quem é o seu público permite que as ações de marketing “conversem” com os seus clientes, caso contrário, dificilmente eles terão interesse em seus produtos ou serviços.
Apesar de parecer complicado, montar uma persona se torna mais fácil se você fizer as perguntas certas. A partir daí você pode utilizar todas as informações coletadas para motivar as tomadas de decisões e desenvolver ideias e técnicas de marketing nas redes sociais, no e-mail, no blog e em tantos outros meios.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como definir uma persona para o seu negócio e assim transformar os seus resultados na internet.
O que é persona?
É uma representação semi-fictícia do seu cliente, criada a partir de informações reais sobre comportamento e características dos consumidores da marca. Em outras palavras, a persona é um personagem com nome, idade, história, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações.
Ao definir uma persona para o seu negócio, você consegue sair do “achismo” e compreender qual é a realidade dos consumidores, o que eles gostam, os problemas que enfrentam e o que eles procuram. Além disso, com todas as informações coletadas, fica mais fácil encontrar a linguagem certa para interagir e engajar as pessoas com a sua marca.
Talvez você esteja se questionando: mas qual a diferença entre público-alvo e persona? A resposta é simples, a persona possui informações sintetizadas, mas de um jeito humanizado. Enquanto o público-alvo acaba sendo muito genérico. Por exemplo, ao definir um público-alvo para X empresa, seria assim: “Homens e mulheres, de 25 a 50 anos de idade. Moram na região de São Paulo, possuem ensino médio completo e buscam por cursos de capacitação para aprimorar o currículo.”
Já a descrição de uma persona é mais completa e cheia de detalhes, por exemplo: “Fernando, 32 anos de idade, graduado em Engenharia Civil, é casado, sem filhos. Gosta de viajar com frequência, principalmente para fazer trilhas e se aventurar com a esposa. Aproveita a internet para pesquisar sobre os próximos lugares que deseja conhecer e usa o Instagram para acompanhar influenciadores que possuem um perfil parecido com o dele.”
Com esses exemplos ficou mais fácil entender e saber como diferenciar os dois, né?
Por que devo criar uma persona para o meu negócio?
Como vimos, a definição de uma persona para o seu negócio é muito importante para que você possa se relacionar com seus clientes de forma positiva e eficaz. Afinal, ao saber quais são as características, hábitos e objetivos dos seus clientes, você consegue se comunicar corretamente e ter mais chances de obter resultados positivos.
Quando sabemos quem é o nosso cliente ideal e para quem devemos nos direcionar, o conteúdo se torna personalizado, conseguimos esclarecer as dúvidas que os consumidores possuem e, por fim, as estratégias de marketing digital são bem traças e alcançam quem realmente possui interesse.
Como criar uma?
Agora que você já sabe o que é persona e como ela pode contribuir para o seu planejamento de marketing, chegou a hora de definir uma para o seu negócio. Primeiramente, é muito importante que você conheça seus clientes recorrentes e use eles como referência para responder a uma série de perguntas.
Caso ainda não tenha clientes, você pode aproveitar seus seguidores nas redes sociais ou visitantes do site/ blog. Assim, faça pesquisas de mercado, crie formulários e até pesquisas online para entender melhor seu nicho de mercado.
No entanto, antes de criar a sua persona, é preciso que você responda alguns questionamentos que serão usados como base. Sendo eles:
- Quais são suas características físicas e psicológicas?
- Qual é o nível de escolaridade do seu potencial cliente?
- Que tipo de conteúdo ele consome?
- Quais são as expectativas dele diante do seu produto ou serviço?
A partir das respostas fica mais fácil compreender o que o seu potencial cliente busca em relação ao seu negócio e produtos ou serviços. Coloque-se no lugar do consumidor e pense em todos os problemas que ele pode ter e como a sua empresa pode ajudá-lo. Desta maneira você irá construir uma persona com base em informações reais.
O próximo passo é detalhar o perfil da sua persona de acordo com as respostas obtidas. Dessa maneira é possível unificar as informações e enfim criar o seu cliente ideal. Basta definir:
- Nome da persona;
- Sexo;
- Idade;
- Ocupação;
- Estado civil;
- Local de Trabalho;
- Escolaridade;
- Quais os principais objetivos e desafios que a persona tem;
- O que ela costuma fazer na internet
- Como a sua empresa pode ajudá-la?;
Pronto! Agora você já tem todas as informações e direcionamentos necessários para definir seu personagem. Uma dica extra e que pode te ajudar muito é utilizar a ferramenta da Rock Content, o Fantástico Gerador de Personas! Passo a passo esse recurso irá te auxiliar a formar sua persona e ainda disponibilizará um PDF.
Bom, após ter uma persona própria, o seu negócio está preparado para produzir conteúdos e estratégias de marketing que impactem os clientes certos. E se você gostou desse conteúdo e deseja adquirir cada vez mais conhecimento, inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos incríveis durante o mês!
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