Quando o assunto é conquistar espaço e autoridade na Internet, aparecer no Google é um dos requisitos fundamentais para alcançar o objetivo. Contudo, mesmo que estejamos falando dos primeiros passos rumo ao sucesso online, conseguir os resultados almejados é sempre um desafio. Isso ocorre por conta de vários fatores, como a alta concorrência disputando posições na primeira página e a infinidade de critérios que afetam o desempenho do site.
Não por acaso, aprender SEO — Search Engine Optimization, do inglês ou Otimização para Motores de Busca, em português — é crucial para manter a evolução. Isso porque ele consiste na aplicação de técnicas e estratégias específicas para tornar o site mais amigável aos buscadores.
Na prática, as técnicas de SEO facilitam a indexação e aumentam a reputação da página, de modo que o Google reconheça as qualidades do site e seu potencial para atender às expectativas do usuário. Quer saber como trabalhar o SEO em seu site? Confira, abaixo, 4 ações pelas quais você pode iniciar.
1. Heading tags
As heading tags são como o esqueleto de um texto, visto que são elementos que mapeiam a estrutura do conteúdo, ou seja, proporcionam ao robô (indexador) do Google a identificação do título principal — o qual deve aparecer nos resultados de busca — e dos subtítulos.
Quando usamos o MS Word para fazer um trabalho acadêmico, por exemplo, aplicamos uma espécie de hierarquia na parte textual por meio das heading tags, ou, no caso das versões em português-BR, as opções de Título 1, Título 2, Título 3 e assim por diante. O mesmo processo é feito em uma publicação online.
Isso é extremamente importante para que, ao varrer o banco de dados em busca de resultados condizentes à pesquisa do usuário, o robô compreenda o tema do post, bem como os assuntos secundários presentes no conteúdo.
2. Características de conteúdo
Existem diversos aspectos que fazem do conteúdo uma influência positiva para aparecer no Google, e o mais importante deles é a qualidade! Um post que responde às dúvidas e conflitos do usuário tende a receber novas visitas, o que reflete em crescimento de tráfego, construção de reputação e, consequentemente, a confiança do Google.
O tamanho do conteúdo também é algo que requer atenção da empresa. Como o Google analisa o aprofundamento do texto, as chances de ranquear aumentam substancialmente quando a publicação é composta de 1000 palavras ou mais. Porém, isso não significa que ele deve ser interminável, afinal, a experiência do leitor deve ser a melhor possível.
3. Backlinks
Se caracteriza pela referência que um site faz à sua página, por meio de hyperlink, possibilitando que, ao clicar, o leitor seja redirecionado. Logicamente, quanto maior o número de sites qualificados apontarem para o seu, melhor será a influência dos backlinks para sua empresa aparecer no Google.
Além disso, os backlinks são indicadores de outro fator que, conforme dissemos, é extremamente valorizado: a reputação do site! A partir do momento em que ele é referenciado em várias publicações no segmento, o Google reconhece que há autoridade e que os serviços são úteis.
4. Responsividade
A responsividade é uma característica que passou a ser “obrigatória” a todo e qualquer site que não tem versão mobile. Trata-se, basicamente, da capacidade dos elementos da página (layout, imagens, corpo de texto, botões etc.) se redimensionarem automaticamente, adaptando-se, assim, a telas de todas as dimensões.
Por exemplo, um determinado site, quando acessado via smartphone, SmartTV e notebook, deve carregar na plena integridade em todos os dispositivos. Muitos pontos são perdidos com o Google quando o site não tem essa capacidade.
Conforme constatamos em meio às dicas aqui elencadas, considerando que existe uma vasta gama de outras ações — entre mais e menos relevantes, mas que geram impacto —, aparecer no Google consistentemente está longe de ser uma tarefa simples, detalhe que faz da agência digital ser um parceiro imprescindível.
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