Quando a gente diz que o Marketing Digital é formado por um conjunto de estratégias, a gente fala sério! São diferentes opções que você pode utilizar a favor do seu negócio, principalmente para gerar leads. Como as iscas digitais.
Nem sempre os usuários vão compartilhar seus dados pessoais por vontade própria. E sem número de telefone ou e-mail, fica difícil entrar em contato para conseguir vender algo, né?
Mas quando há uma recompensa, as chances das pessoas se cadastrarem no seu site ou landing page, são muito maiores. E as iscas digitas são justamente isso, materiais que os usuários recebem em troca dos dados. Podem ser e-books, infográficos, planilhas, tutoriais ou até cupons de desconto.
Dessa maneira você consegue “presentear” os usuários e, consequentemente, gerar leads que estejam interessados nos seus produtos ou serviços.
A seguir a gente te conta mais sobre as iscas digitais e apresenta alguns exemplos que você pode incluir na sua estratégia de Marketing Digital. Vamos lá!
Por que usar iscas digitais?
As iscas digitais são recompensas oferecidas pelas empresas em troca de e-mails dos usuários e outras informações de contato.
E a verdade é que todo mundo gosta de ganhar alguma coisa. Como diz o velho ditado “de graça até injeção na testa”. E as iscas digitais cumprem bem a função de chamar a atenção e capturar leads.
E por que usar e-mails? Bom, não é novidade que o alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais limitado. Ou seja, pouquíssimos usuários vão receber o seu conteúdo, isso se ele for bom e relevante.
Isso significa que os contatos das redes sociais, não pertencem a você. Caso algum usuário venha a te bloquear não será possível se comunicar com ele.
Já o e-mail é uma forma de contato pessoal, direta e efetiva. Com uma lista de e-mails, você tem uma gama de potenciais clientes prontos para receberem informações, ofertas e comprarem seus produtos ou serviços.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pelo MailChimp revelou que 59% dos consumidores afirmam que os e-mails de marketing influenciam suas decisões de compra.
Ainda não usa iscas digitais no seu site e landing pages? A seguir a gente apresenta alguns exemplos que você pode adaptar no seu negócio.
Tipos de iscas digitais para o seu negócio
Selecionamos os principais tipos de iscas digitais utilizadas e que você pode facilmente começar a utilizar na sua estratégia de Marketing Digital. Confira:
Webinares
Os webinares são “aulas” ao vivo ou gravadas sobre um determinado tema. Essa opção permite que você apresente o seu conteúdo e interaja com os usuários que estão acompanhando.
A divulgação do webinar pode ser feita nas redes sociais, direcionando os interessados a se inscreverem em uma landing page (página de captura). Assim é possível capturar os e-mails dos usuários que se transformam em leads.
Outra ideia é criar uma LP para disponibilizar o webinar gravado. Desta maneira, quem cadastrar o e-mail irá receber o arquivo para assistir quando quiser. Viu só? Isca digital!
E-book
O e-book com certeza é a principal isca digital utilizada pelas empresas. Isso porque é um material completo e bem detalhado. Justamente por demandar mais esforço, ele gera mais valor para os usuários.
E-book é basicamente um livro digital sendo oferecido gratuitamente, então, como recusar? Para utilizar essa isca, você pode criar um artigo no seu blog e ao final oferecer o e-book, que contem mais informações e dicas sobre o determinado assunto.
Lembre-se de direcionar o usuário para um formulário, não precisa ser necessariamente uma LP, mas ele precisa fornecer os dados para receber a recompensa.
Cupom de desconto
Para quem possui uma loja virtual, essa é uma boa opção de isca digital. Você pode oferecer um cupom de desconto para a primeira compra ou em datas comemorativas.
A divulgação pode ser feita por meio de pop-ups, onde o usuário cadastra o e-mail e recebe o cupom diretamente na caixa de entrada. Se preferir, divulgue os cupons em uma live ou webinar, assim as chances de mais pessoas participarem são grandes.
Gostou de saber mais sobre as iscas digitais? Qual delas você pretende começar a utilizar?
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