Um dos fatores mais importantes para manter um bom volume de vendas é conhecer o perfil do consumidor e como engajá-lo com sua marca. Cada negócio tem um cliente ideal diferente, mas o público geral segue algumas tendências, as quais mudam com o passar do tempo.
Estar ciente dessas tendências é fundamental para adaptar suas campanhas e estratégias de marketing. Não só isso, mas todo o processo de atendimento e contato com o público precisa ser ajustado para atender às suas novas demanda. Quanto maior o seu preparo, melhores são suas chances de engajar esse público de forma eficiente.
Acompanhe e conheça os tipos de perfil do consumidor destacados pelo Worth Global Style Network (WGSN).
Perfil do consumidor: Os antecipadores
Muitos consumidores tendem a ser cuidadosos ao máximo com seu dinheiro, especialmente em momentos de incerteza econômica. Esses são os chamados antecipadores, aqueles que guardam seu dinheiro e esperam o momento certo para gastar. E, quando gastam, o fazem também com bastante cuidado e parcimônia. Tanto para evitar problemas financeiras quanto a culpa de gastar demais.
Para esse perfil, segurança e previsibilidade é a norma. Eles podem evitar fazer uma grande compra ou se comprometer com um parcelamento de longos prazos, mas estão dispostos a assinar um serviço que contribua com sua qualidade de vida e se encaixe em seu orçamento regular.
Os condutores
Algumas pessoas veem a adversidade como um desafio ao invés de um impedimento, uma oportunidade para explorarem novas opções e encontrar possibilidades. No caso dos condutores, sua prioridade é encontrar serviços e produtos que auxiliem nessa jornada, que ofereçam novas experiências e agregam valor às suas vidas.
A melhor forma de atrair esse perfil de consumidor é apostar na inovação e na praticidade. O atendimento e entrega do benefício devem ser ágeis, enquanto a própria experiência de aquisição do produto precisa ser prazerosa.
Perfil do consumidor: Os inconformados
Muitos consumidores hoje buscam contribuir com a sociedade de diferentes formas, reduzindo as desigualdades e injustiças. Par este grupo, não se trata apenas de adquirir um produto, mas de encontrar negócios que têm um impacto positivo no coletivo, seja através de ações diretas ou indiretas.
Uma tendência forte dos inconformados é buscar seus produtos diretamente com pequenos negócios e produtores, como forma de suporte, ou tentar contribuir com algo de valor cultural. Um caminho para isso hoje são os marketplaces, espaços onde diferentes profissionais autônomos oferecem seus produtos.
Os novos românticos
Para este grupo, o mais importante é a sensação de comunidade, valorizando as coisas simples da vida e a companhia de bons amigos e familiares. Há cada vez mais ênfase no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, focando na satisfação individual e das pessoas próximas.
As soluções buscadas por esse perfil de consumidor busca uma solução não apenas para problemas práticos, mas também para as angústias. Produtos que facilitam a conexão com outras pessoas, com e sem a mediação da tecnologia, tendem a receber mais atenção desse grupo.
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