O marketing de conteúdo, também chamado de inbound marketing, é uma das formas mais eficientes de divulgar sua marca na internet. Ao invés de pagar a um canal ou blog par anunciar seus produtos, você mesmo cria seus conteúdos e direciona seus leitores, pouco a pouco para o seu produto. Basta que você tenha um bom planejamento de conteúdo para começar.
Mas, o que isso significa exatamente? Bem, não basta entupir um site com memes sobre o seu serviço e dizer que é marketing. Há várias técnicas envolvidas, inclusive o tipo e qualidade de conteúdo que você aborda. E planejar como você vai fazer tudo isso é uma parte fundamental do processo.
Se você está começando a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa e está com problemas para desenvolver o planejamento de conteúdo, veja aqui 4 passos simples que você pode seguir para melhorar:
1. Encontre os temas certos para o seu público
Pessoas diferentes têm interesses diferentes. Mas mesmo que você já saiba disso, pode não saber como aplicar esse princípio ao seu negócio. Achar que está produzindo algo que vai agradar ao seu público nem sempre é a mesma coisa do que SABER o que agrada. Por isso você deve pesquisar quais tipos de temas podem entrar no seu planejamento.
Imagine que você vende artigos esportivos e criou um blog para atrair mais compradores. Boa tática. Mas, você começa a colocar algumas coisas sobre meditação, opiniões de filmes, entre outros assuntos que não têm muito a ver com esportes. Pode ser que haja uma ligação, mas não é isso que o seu público busca. Nesse exemplo, o melhor seria abordar práticas de treino, dicas de equipamentos e instruções sobre como começar a praticar um esporte.
2. Estime o tempo de produção de cada conteúdo
Seu planejamento de conteúdo deve prever uma produção contínua e constante. Ou seja, você precisa saber quanto tempo leva entre um conteúdo e outro. Da mesma forma que você não deve acumular tarefas com prazos muito apertados, você não deve começar a produzir um novo artigo ou vídeo antes que o anterior esteja pronto. Isso funcionaria se você tivesse uma grande equipe totalmente dedicada a essa tarefa, mas imagino que não seja o caso.
Digamos que você leve 2 a 5 dias para produzir um artigo de boa qualidade para o seu blog. Este é o seu tempo útil por conteúdo. As demais tarefas, como promoção do artigo e gerenciamento de campanha, devem ser planejados de acordo com este prazo.
3. Crie uma agenda para publicações
Agora que você sabe o tempo que precisa, pode definir o intervalo e frequência das suas publicações. E, o mais importante, quais publicações são feitas quando. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, um bom planejamento de conteúdo é feito a conta-gotas. Você jamais deve publicar excesso de artigos ou vídeos, ou sua audiência ficará sobrecarregada e não lerá a maior parte deles.
Tente medir também o tempo de interesse do seu público. É normal que haja umas “ondas” no gráfico de popularidade do seu site. Durante o intervalo entre um conteúdo e outro, você recebe menos acessos do que no primeiro dia. Ao verificar quando essa curva começa a cair mais rápido, você deve inserir seu próximo artigo e recuperar a atenção de todos.
4. Deixe um espaço para temas pontuais
Nem todos os artigos que você produzir serão planejados. Algumas notícias simplesmente acontecem e você precisa aproveitar essa oportunidade. Por isso deve sempre haver alguma flexibilidade dentro da sua agenda para inserir um tema recente e novo, mesmo que sem aviso.
Um exemplo comum são notícias do seu ramo que afetam todos os consumidores. Mudanças nas leis de trânsito, novos softwares revolucionários, coisas que podem abalar a estrutura da sua empresa em pouco tempo. Vários usuário vão pesquisar por esses temas e você pode aproveitar esse influxo de pesquisas e acessos no seu portal.
Agora você entende um pouco melhor como fazer o seu planejamento de conteúdo. Ainda acha que via ter dificuldade para colocar tudo em prática? Então, por que não contar com ajuda profissional? Entre em contato com a Echosis, tire todas as suas dúvidas e peça um orçamento que caiba na sua empresa.