Planejamento de redes sociais é realmente importante?
Ter um perfil em redes sociais é muito importante para manter o melhor desempenho da sua empresa. Através desses canais, você pode alcançar um público muito mais amplo e, ao mesmo tempo, bem mais segmentado. Tudo isso sem ter que comprometer muito do seu orçamento. Mas, para alcançar esse resultado, você precisa de um bom planejamento de redes sociais.
Alguns acreditam que basta ter o perfil e isso já será o suficiente. Infelizmente, esse não é o caso. Se você não se planejar para tirar mais proveito desses espaços, não terá um desempenho melhor do que a média em nenhum momento.
Para te ajudar com isso, separamos aqui algumas informações sobre a importância do planejamento de redes sociais e como você pode fazê-lo. Acompanhe:
Por que é importante planejar suas redes sociais?
Apenas para garantir que você entende a importância das redes sociais para o desempenho da sua empresa, separamos aqui 3 dos principais benefícios que esse planejamento oferece. Confira:
Ajuda a encontrar o público certo
Uma das maiores dificuldades para empreendedores hoje em dia é encontrar o seu público-alvo e mantê-lo. Mesmo que você invista bastante em divulgação, o seu retorno não será suficiente para compensar o que foi gasto inicialmente. O seu foco não deve ser na quantidade de visualizações, mas sim em alcançar as pessoas certas.
Com um planejamento adequado, você pode usar os dados das redes sociais para descobrir qual é público-alvo e focar suas demais ações de marketing nesse perfil. Dessa forma, você não só melhora seu trabalho em diversas áreas como também aumenta suas vendas.
Otimiza seus investimentos
Como já mencionamos, você não quer investir todo seu orçamento de propaganda e obter apenas uma pequena fração desse valor de volta. Quando suas ações nas redes sociais não são bem planejadas, você alcança muitas pessoas que não estão interessadas em seus produtos e serviços, o que diminui suas chances de conversão.
Com o planejamento adequado, você pode direcionar seus esforços apenas às áreas onde eles terão maior efeito. Consequentemente, isso também garante que a lucratividade total de cada uma de suas vendas seja um pouco maior.
Manter o engajamento do público
Outro fator importante sobre as redes sociais é o engajamento dos seus leads com sua marca e seus produtos. Ao invés de pensar em cada contato como apenas um negócio, você deve considerar que o mesmo cliente pode retornar no futuro, ou que um determinado lead não está preparado ainda para fechar negócio. Se você mantiver o engajamento deste público ao longo do tempo, pode esperar muito mais conversões no médio e longo prazo.
Como fazer um bom planejamento de redes sociais?
Agora que você entende melhor a importância desse planejamento, é hora de aprender como realizá-lo com mais qualidade. Veja aqui alguns passos que você pode colocar em prática agora mesmo:
Trace um objetivo
A primeira coisa que você deve fazer em qualquer planejamento é definir uma meta. Sem isso, qualquer outra decisão que você tomar será bem mais difícil. Ou, no mínimo, você não poderá dizer se realmente obteve sucesso ao longo do caminho.
Esse objetivo pode variar bastante, dependendo principalmente de suas ambições e do tipo de negócio que você deseja construir. Algo de curto prazo pode ser melhor para negócios pequenos que ainda estão se consolidando, enquanto empresas grandes precisam pensar no médio e longo prazo com mais frequência.
Escolha as redes certas
Outro erro comum que muitos cometem no planejamento de redes sociais é criar perfis em todas elas. Sim, isso garante mais alcance, mas nem todas elas possuem um público tão abrangente. A menos que uma rede social te dê oportunidades para entrar em contato com o perfil de cliente que você busca, ela pode não valer a pena. Sendo assim, estude seu público-alvo e defina com antecedência que tipo de lead você quer atingir.
Defina seus indicadores de performance
Os Key Performance Indicators, ou KPIs, são as métricas que melhor representam o quão bem vão seus resultados. Eles podem ser algo um pouco mais abrangente, como sua rentabilidade, ou algo específico do dia a dia, como o número de clientes atendidos por dia.
Dependendo do objetivo que você quer alcançar, você deve adotar diferentes KPIs como base para avaliar seu desempenho. É importante que eles sejam mensuráveis, pois você não teria uma perspectiva muito clara do seu crescimento de outra forma.
Crie uma agenda de postagens
Quando você tiver um perfil em qualquer rede social, regularidade será a chave para manter o engajamento do público. Se você passar muito tempo sem postar nada, logo seu público perderá interesse, o que te custa alcance e várias oportunidades de negócio. Para evitar isso, o melhor a fazer é criar uma agenda de postagens. Dessa forma, sempre haverá algum conteúdo novo sendo postado regularmente no perfil da sua empresa.
Otimize seu perfil
Assim como você adapta suas campanhas para diferentes públicos, é importante otimizar seu perfil para atrair o perfil ideal de cliente que você buscar. Isso inclui alguns passos simples, como:
- Incluir uma descrição da empresa no perfil;
- Endereço, contatos e outras informações úteis;
- Site próprio;
- Imagens de capa e perfil chamativas.
Pode não parecer tão relevante, mas investir nestas melhorias vai aumentar consideravelmente a movimentação em suas redes sociais.
Automatize tarefas secundárias
Por fim, mas não menos importante, há muitas atividades que você pode automatizar para facilitar a gestão de suas redes sociais e maximizar seus resultados ao longo do tempo. Coleta de informações, algumas respostas a mensagens diretas, entre outras ações mecânicas, podem ser automatizadas, liberando tempo e energia para você se dedicar a tarefas mais rentáveis, como o planejamento adequado de postagens e o atendimento direto a clientes.
Agora que você entende melhor a importância do planejamento de redes sociais e como executá-lo com mais qualidade, é hora de começar a montar sua agenda e otimizar seus perfis. Com um pouco de prática, logo essa tarefa ficará bem fácil para você.
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