A qualidade de um produto pesa bastante na hora de atrair mais clientes, mas não é o único fator a ser levado em conta. Se você quer atrair um público maior, precisa pensar a longo prazo e elaborar um Plano de Marketing e Vendas como parte de sua estratégia.
Quanto maior for o seu empreendimento, mais importante esse planejamento se torna. Ele envolve não só conseguir mais clientes no curto prazo, mas também montar uma estrutura capaz de atender a toda essa demanda no futuro.
Acompanhe e entenda a importância desse plano e como você pode elaborar o seu.
O que é um Plano de Marketing e Vendas e qual é sua importância?
Planejamento e preparo são componentes indispensáveis na gestão de um negócio. Trata-se de um período do ano, no qual a empresa planeja suas ações para o ano seguinte, já projetando possíveis resultados. O Plano de Marketing e Vendas, por sua vez, define como divulgar a empresa e quais são suas expectativas em relação à venda do seu produto.
A ideia aqui não é ter um caminho fixo o qual o negócio possa seguir, mas algumas expectativas gerais. Assim, para lidar com os cenários mais prováveis, você poderá elaborar melhor sua estratégia.
Como elaborar um Plano de Marketing e Vendas?
O planejamento dentro da empresa é um processo contínuo, ou seja, requer acompanhamento do começo ao fim, além de adaptabilidade. Porém, ele ainda segue uma estrutura para facilitar sua elaboração. Veja aqui um passo a passo.
Tenha um objetivo claro
O ponto de partida em qualquer planejamento de negócios é escolher seu objetivo. Pense em qual seria o resultado ideal para sua empresa, mas ainda levando em conta um cenário realista. Essa será a base para todas as demais decisões que você vai tomar como parte do seu planejamento, tanto na divulgação do negócio quanto no plano de vendas.
Avalie sua capacidade e recursos disponíveis
O próximo passo é analisar sua capacidade de alcançar esse cenário ideal. Faça uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre seu negócio e sobre o mercado. Identifique quais são suas forças, suas fraquezas, oportunidades de mercado, quais são os recursos disponíveis no momento e quais outros você pode angariar no futuro próximo.
Monte um plano de ação
A partir de todos os dados acima, sua próxima tarefa é montar um plano de ação. Defina quais ações de marketing e vendas serão colocadas em prática, quando, quais recursos serão usados e quais resultados são esperados. Não precisa ser algo perfeitamente detalhado, mas deve ser consistente o suficiente para você se orientar.
Execute, avalie e ajuste
O planejamento de Marketing e Vendas não acaba quando você começa a agir. Pelo contrário, esse é o momento de acompanhar suas ações, avaliar resultados, ver o que saiu como planejado e adaptar o que for necessário. É mais eficiente ter um planejamento flexível do que ser muito rígido.
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