Por que devo criar um blog para a minha empresa?
Hoje em dia, independentemente do tamanho do seu negócio, a internet é o melhor meio de comunicação para divulgar sua empresa. Seja como microempreendedor individual, grande empresário ou como franqueado, criar um blog para a empresa pode contribuir bastante com seu desempenho ao longo do tempo.
Mas, à primeira vista, um blog pode não parecer a melhor opção disponível para divulgar e consolidar sua marca. Apesar de não ser o suficiente por conta própria, ele é uma ótima ferramenta para melhorar o posicionamento da sua marca sem grandes custos.
Quer entender melhor a importância desse investimento para sua empresa? Então, acompanhe.
Quais são as vantagens de criar um blog para minha empresa?
Claro que ninguém investiria em um blog se isso não trouxesse resultados reais para os negócios. Veja aqui algumas das vantagens que ele oferece.
1. Maior alcance de público
Por meio da internet, sua empresa pode ter um alcance muito maior em comparação àquele que seria conseguido em outros meios, como TV ou jornal. Isso ocorre principalmente graças à facilidade de retransmitir qualquer informação. Se você souber como usar isso a seu favor, pode ter acesso a leads que jamais conseguiria com outros métodos.
2. Oportunidades de interação
Além de ser uma plataforma para transmitir novidades e manter seu público informado, o blog também é um ótimo espaço para interagir com seus potenciais clientes. Por meio de comentários ou informações de contato, você pode manter um contato bem mais próximo com todos, tirando dúvidas e acelerando o ciclo de compras.
Como criar um blog para minha empresa?
Considerando os benefícios de ter um blog para a empresa, já é fácil entender por que você deve começar o seu logo. Para ajudar, separamos aqui 3 passos principais que você deve seguir para iniciar seu blog.
1. Monte um domínio
O mais importante para uma empresa ter um blog é ter um domínio com um nome próprio. Em parte, isso ajuda a transmitir profissionalismo, mas também é uma forma de conseguir outras funcionalidades, como um endereço de e-mail corporativo e estatísticas aprofundadas sobre seu desempenho.
2. Defina seu público-alvo
Alguns acreditam que ter um público mais amplo é o melhor para qualquer empresa, mas é justamente o contrário. Quanto mais específico for seu público-alvo, mais eficiente tende a ser seu investimento em divulgação. Ao desenvolver seus conteúdos, pense sempre em como você quer que esse grupo específico reaja.
3. Crie uma agenda de postagens
Com um blog já estruturado, você precisará de conteúdo relevante e consistente para manter o interesse do seu público. Escolha temas que atendam a alguma demanda, como tirar dúvidas ou transmitir informação, e monte uma agenda de postagens. Isso aumenta a regularidade de seus conteúdos, o que também dá ao leitor mais razões para retornar com frequência.
Entenda a diferença entre blog e site
Antes de você ir, vale a pena esclarecer que blog e site não são a mesma coisa. Ambos são páginas disponíveis na internet, mas possuem propósitos bem diferentes. O site da empresa tende a ser um contato mais direto com o cliente, para que ele faça seus pedidos e confira suas aquisições. Já o blog é mais destinado à divulgação de informações, novidades e opiniões. Ambos são relevantes para todo negócio, mas devem ser conduzidos de formas diferentes.
Agora que você sabe por que deve criar um blog para a empresa, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Quer mais ajuda para obter sucesso? Então entre em contato com a Echosis e descubra como podemos ajudar.