Não é novidade para ninguém que a internet facilitou nosso dia a dia e atualmente podemos realizar diferentes tarefas em poucos cliques. Inclusive muitos consumidores recorrem a web para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços. Por esse motivo, é muito importante que as marcas invistam em um posicionamento digital.
Somente com um bom posicionamento digital é possível conquistar mais visibilidade e determinar como a empresa será reconhecida. Além disso, esse posicionamento também influencia nos resultados das estratégias de marketing digital, sem ele, provavelmente, não haverá sucesso.
Mas por onde começar? Como fazer? Esclarecemos todas as dúvidas principais sobre esse tema, para saber mais basta continuar a leitura!
Por que o posicionamento digital é tão importante?
O posicionamento digital se trata da forma que o negócio é visto na internet. A construção dessa imagem se dá a partir de diferentes ações, como criação de conteúdo, vídeos, anúncios e etc, ou seja, materiais que são produzidos pela empresa.
Dessa maneira, a empresa pode ser reconhecida como a melhor do segmento, por exemplo, ou pode ocupar outras categorias mais disputadas, como a mais barata, a que possui o melhor atendimento, a com produtos de melhor qualidade e etc.
Para alcançar a “posição” desejada, é fundamental criar ações focadas nesse objetivo, pois quanto mais sua empresa reforçar o posicionamento, maiores as chances dela ser reconhecida e de os clientes associarem ela a determinado assunto.
3 dicas para ter um bom posicionamento digital
Tenha um propósito
Geralmente o propósito do negócio é transmitido através da missão, visão e valores. Ter esses conceitos definidos irá te ajudar a manter a essência do negócio e a ter o posicionamento desejado. Sem essas informações pode ser difícil criar ações e estratégias assertivas.
A partir do momento que você encontrar o propósito do seu negócio, mantenha-se fiel a ele. Caso contrário todo o seu trabalho para se posicionar irá por água abaixo. Se o desejo é que ela seja reconhecida como a melhor do mercado, trace todas as suas ideias e conteúdos para alcançar essa posição.
Conheça o seu público
Saber qual é o seu público-alvo é fundamental para toda sua estratégia de Marketing Digital, não só para as ações de posicionamento. Ao entender qual é o perfil das pessoas que possuem interesse na sua empresa fica mais fácil desenvolver uma comunicação direta com elas.
Faça uma pesquisa de mercado para coletar informações sobre seus clientes em potencial. Quanto mais dados você tiver, melhor será para criar uma persona – cliente fictício baseado em informações reais sobre seus clientes – e, assim, definir como sua empresa pode ajudar a solucionar os problemas que eles possuem.
Invista em Marketing de Conteúdo
O comportamento dos consumidores mudou e hoje eles priorizam as marcas que oferecem conteúdos que os ensinam, os ajudam e esclarecem dúvidas. Dessa maneira eles percebem que a empresa não está interessada apenas em vender, mas sim em solucionar a dor que o cliente possui.
Por esse motivo, o Marketing de Conteúdo é tão poderoso, pois ele estabelece uma conexão com a audiência e, consequentemente, fortalece o posicionamento digital do negócio. Mas lembre-se, é muito importante que a linguagem utilizada nos conteúdos seja condizente com o posicionamento.
Tudo que for publicado vai afetar diretamente na maneira com que os clientes veem a marca. Tome cuidado para não transmitir uma ideia errada.
Pronto, agora que você já sabe o que é posicionamento digital, me conta como você gostaria que a sua empresa fosse reconhecida?