Como a produção de conteúdo para internet pode ajudar a sua empresa
A prática de se produzir conteúdos com o intuito de atrair e conquistar clientes existe há muito tempo, antes mesmo da internet existir. Um bom exemplo é o Guia Michelin, publicado pela primeira vez em 1900, o material tinha como objetivo promover o turismo e, consequentemente, incentivar o uso dos veículos. Afinal, ao viajar de carro por aí, logo seria a hora e trocar os pneus e quando esse momento chegasse, a Michelin seria a primeira opção. Com o passar dos anos, essa prática evoluiu e hoje a produção de conteúdo para internet é a estratégia adotada pelas empresas.
De acordo com a Content Trends — maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do país —, as empresas que adotam o Marketing de Conteúdo apresentam em média 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os negócios que não fazem uso dessa prática.
Apesar dos números positivos, muitas empresas ainda duvidam do poder da produção de conteúdo como forma de estabelecer um vínculo mais próximo com o público. Se você também ainda tem receio de investir nessa técnica, continue lendo esse artigo para se surpreender e entender que vale a pena adotar essa prática.
Por que investir na produção de conteúdo para internet?
As pessoas acessam cada vez mais a internet em busca de informações e conteúdos com os mais variados temas. Assim, o Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas para garantir o seu espaço na mente e na preferências dos consumidores.
Os conteúdos são uma forma simples e eficiente de mostrar para os usuários que a sua empresa domina um assunto, e compreende detalhadamente seus perfis. Ou seja, é necessário desenvolver materiais que ofereçam ao público as respostas para as dúvidas que eles buscam nos mecanismos de busca, como o Google.
Ao criar uma estratégia de produção de conteúdo para internet bem definida e que esteja alinhada com as expectativas dos clientes, a sua marca pode:
- atrair clientes mais clientes, que vão consumir os conteúdos frequentemente, principalmente quando novas dúvidas surgirem;
- aprimorar o posicionamento da sua marca, fixando-a na mente do público;
- ranquear suas páginas nas primeiras posições dos mecanismos de busca, gerando mais visibilidade para o seu negócio;
- fidelizar os leads através de ações personalizadas de relacionamento.
No entanto, para que essa estratégia funcione como o esperado é preciso esquecer aquela ideia de que a produção de conteúdo deve relatar o que as empresas fazem, as vantagens dos seus serviços, o quão incríveis elas são, etc. Na verdade, o propósito dela é o oposto disso. É escrever sobre as dores do seu cliente, as suas dificuldades, entregar um conteúdo rico que realmente entregue informações sobre um determinado tema.
Afinal, como a produção de conteúdo pode ajudar minha empresa?
Se pararmos para pensar, o conteúdo está presente em todas as ações de marketing: desde as postagens nas redes sociais, no material gráfico a ser distribuído em locais físicos e nos textos institucionais presentes no site da empresa, por exemplo.
E para produzir conteúdos ricos que tragam bons resultados, a melhor maneira é cria-los de acordo com o estágio de compra em que o consumidor se encontra, usando o modelo de funil de vendas que se divide em 3 partes: TOFu, MOFu e BOFu.
- TOFu ou topo de funil: Essa é a primeira etapa e o foco é atrair usuários para se tornarem leads. Aposte em conteúdos educativos sobre a sua empresa, apresente dicas e informações relevantes sobre o contexto e dúvidas dos potenciais clientes. O principal aqui é a geração de leads, por isso peça sempre um dado para contato, como email ou telefone.
- MOFu ou meio de funil: Nessa fase o usuário já sabe que tem um problema, mas não sabe como solucioná-lo. Assim, crie materiais que digam exatamente como a sua empresa pode ajudá-lo. Aqui você já terá a atenção do usuário, então pode apostar no tom mais vendedor. Alguns exemplos de conteúdo são checklists, guias do seu produto ou serviço, etc.
- BOFu ou fundo de funil: Chegamos a última etapa e aqui o lead já está pronto para comprar. Porém, ainda precisa de um “empurrãozinho”. Assim, você pode oferecer uma demonstração gratuita ou enviar uma proposta de seus serviços. Isso demonstra que você está disposto a ajudar e não está apenas interessado em vender.
Não pense que a sua empresa, por ser pequena, não pode aproveitar os benefícios que a produção de conteúdo proporciona. Essa estratégia é flexível e permite que qualquer tipo e tamanho de negócio possa desenvolver uma boa presença digital e, a partir disso, conquistar maior reputação e credibilidade.
Além disso, a produção de conteúdo para internet também pode ajudar a sua empresa nos seguintes fatores:
Educar a sua audiência
Geralmente quando fazemos uma pesquisa na internet é porque desejamos resolver algum problema, mas não sabemos quais empresas oferecem as soluções. Entretanto, o conteúdo tem o poder de estimular o desejo pelo consumo dos seus produtos e serviços de maneira autêntica.
Ao educar o seu público por meio da produção de conteúdo é possível entregar leads qualificados para os vendedores e isso pode resultar em uma abordagem comercial mais certeira, ou seja, a empresa terá uma grande otimização de tempo.
Reduzir o custo de aquisição de clientes
Com a produção de conteúdos, as chances das empresas atraírem clientes são muito maiores. Isso porque, como vimos, os usuários são educados e conduzidos pelo funil até que estejam prontos para se tornarem clientes.
Desta maneira, a equipe comercial consegue entrar em contato somente com quem está propenso a comprar. Isto é, o processo de aquisição de novos clientes se torna mais simples e mais barato que o marketing convencional. Além disso, com o volume de informações possível, os clientes já conhecem a sua empresa e os serviços oferecidos, o que torna a abordagem objetiva e evita desperdícios de tempo e dinheiro.
Se destaque da concorrência
No marketing convencional a concorrência é um tanto injusta, pois quem tem mais dinheiro consegue comprar mais espaços na mídia e quem não tem as mesmas condições precisa se contentar com pouco. Entretanto, no digital esse campo é equilibrado, visto que tanto as pequenas, quanto as grandes empresas tem espaço para crescer.
Ainda existem muitas empresas que não investem em Marketing Digital, por não enxergarem potencial nessa estratégia. Isso significa que muitos concorrentes seus ainda não estão online, o que te faz sair na frente. Portanto, quanto mais técnicas e práticas de valor você entregar a audiência, maior será o seu destaque entre os concorrentes na internet.
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