Algumas empresas já elegeram suas cores para o ano de 2023: a Suvinil escolheu a Calcita Alaranjada, que mistura inovação com conforto e praticidade, enquanto a Pantone foi com o magenta, descrevendo-o como um “tom inconvencional para um tempo inconvencional”. Parece estranho olhando de fora, mas essas escolhas caem dentro do que entendemos como a psicologia das cores. Acompanhe e veja o que elas representam e seu impacto no trabalho de marketing.
O que é a psicologia das cores?
Em resumo, a psicologia das cores é uma área de estudo que busca entender a relação entre as cores e o comportamento humano.
Cores representam sentimentos e impulsos primordiais. Por isso podemos associar uma cor com felicidade, paixão, riqueza ou tristeza. Por isso que elas são usadas de forma bem intencional nas artes e dentro do marketing.
A escolha de um tom específico induz um tipo de comportamento e sentimento no público. Algo que você pode usar para promover sua marca e atrair o cliente certo.
Qual é o significado das cores?
Para usar a teoria das cores, o primeiro passo é entender cada uma delas. Veja aqui as principais.
Amarelo
É uma cor estimulante e alegre, que induz o movimento e otimismo. Bastante usada em restaurantes, pois estimula o apetite quando combinada com o vermelho, mas também tem outras aplicações por conta própria. O amarelo é uma cor forte e chamativa, ideal para guiar o olhar do público.
Azul
Seu significado depende de seu tom. O azul-claro remete a paz, higiene e relaxamento. Já o mais escuro remete a confiança e sobriedade. É uma cor muito usada por não ser muito invasiva, mas ainda ter um tom marcante.
Branco
A cor branca é fortemente associada à pureza, tanto por se a mistura de todas as cores quanto pela sua ligação com a limpeza e a ordem. Por sua natureza, é bem fácil de combinar com todos os outros tipos de cor, seja pelo contraste ou para reforçar seu brilho.
Preto
Se o branco é todas as cores de uma vez, o preto é a ausência completa de cor. Por isso que ele também dá a sensação de neutralidade, transmitindo confiança, poder e elegância. Dependendo do contexto, pode representar mistério, medo ou curiosidade.
Vermelho
Outra cor muito usada na publicidade, o vermelho remete à paixão, amor, raiva e várias outras emoções intensas. Por isso ele é tão eficaz para levar o público a tomar uma atitude imediatamente.
Laranja
A cor laranja combina o vermelho e o amarelo em um tom que transmite esperança e otimismo, mas com uma perspectiva mais direta. É a cor da energia, do humor e do despertar.
Rosa
Similar ao azul, o significado do rosa varia de acordo com seu tom. O mais suave representa delicadeza, suavidade e inocência, enquanto o mais forte tem a conotação de sensualidade e intensidade, similar ao vermelho.
Roxo
Historicamente, associamos o roxo à riqueza, pois era uma cor muito difícil de produzir na antiguidade. Podemos associar o roxo também à criatividade e à imaginação, sendo usado para estimular a mente artística.
Verde
É a cor mais associada à natureza, obviamente. Também está ligada ao equilíbrio, relaxamento e paz interior. É ideal quando você quer estabelecer um espaço comum com seu público.
Gostou de aprender sobre a psicologia das cores? Então assine nossa newsletter e continue recebendo mais informações para melhorar seu marketing digital. Acesse nossas redes sociais e acompanhe outros conteúdos.