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Qual é o melhor mês para a abertura de uma franquia ou negócio?

Qual é o melhor mês para abertura de uma franquia?

No Brasil possuímos o costume de que tudo deve estar preparado e pronto em dezembro, especialmente no Natal. E quando se trata de negócios não é muito diferente, isso acontece porque essa é a época do ano em que as vendas mais crescem, mesmo comparado com outras datas festivas. Além disso, cerca de 60% das 10 mil franquias vendidas foram abertas no segundo semestre. E na sua maioria, no quarto trimestre. Mas será que estes fatores realmente influenciam a abertura de um novo negócio? Afinal, qual é o melhor mês para a abertura de uma franquia ou negócio?

Somente no ano passado o setor de franquias obteve um crescimento de 8%, e entre os segmentos de destaque estão o marketing digital, saúde, beleza e bem-estar, alimentação, serviços educacionais e outros. Pensando nas variações de um negócio para outro, é impossível não imaginar que cada tipo de franquia possui uma melhor data para inauguração, certo? Além desse conteúdo, também preparamos um vídeo especial sobre este mesmo assunto para que possamos te ajudar ainda mais:

Qual é o melhor mês para a abertura de uma franquia ou negócio?

A verdade é que todos desejam iniciar um negócio já impulsionados pelo volume adicional de vendas destes períodos comemorativos. Mas dependendo do segmento da franquia de sua escolha essas datas terão um impacto mínimo na abertura ou inauguração. Por exemplo, uma franquia de marketing digital presta serviços que envolvem todos os meses e todas as datas comemorativas. Ou seja, aguardar um mês a mais só fará com que você perca oportunidades de negócios.

Por outro lado, uma franquia que tenha como produto principal o chocolate, por exemplo, terá um melhor desempenho sempre nas datas de Páscoa, dia dos namorados e Natal. Então programar a abertura do seu negócio próximo a essas festividades é um passo certeiro. Os primeiros dias e meses é que demandam se um empreendimento será bem-sucedido ou não. Neste caso, o certo é que a abertura da franquia seja com um mês de antecedência da data comemorativa de interesse do seu público-alvo.

Desta forma, o melhor dia, mês ou estação do ano para a abertura de uma franquia vai depender do segmento em que você estará inserido. Independentemente se forem produtos ou serviços a serem ofertados para os seus clientes. Esteja atento a esses detalhes e invista em um bom planejamento para que o seu negócio consiga impulsionamento já nos primeiros meses.

Quais são as etapas para abertura de uma franquia?

Pré-inauguração

Aproveite a primeira semana para esclarecer todas as suas dúvidas e se dedicar aos treinamentos da franqueadora. Caso o seu investimento não seja uma franquia e sim um negócio com local próprio, durante os primeiros dias abra as portas somente para amigos e familiares. Aproveite para testar tudo: o atendimento, as instalações do seu negócio, o conhecimento dos colaboradores sobre suas funções e etc.

Procure também analisar o preparo dos seus funcionários e especialmente o seu, lembrando que no dia da inauguração nada de errado pode acontecer. No caso da franquia, avalie a disponibilidade da franqueadora em dar suporte e apoio durante os primeiros dias de operação. Se achar necessário solicite materiais e peça ajuda sempre que necessário.

Abertura

Agora que você se certificou que tudo está pronto, chegou a hora de abrir as portas da unidade para os clientes. Nessa fase, analise como é o atendimento prestado por seus colaboradores e como a unidade está lidando com a movimentação de clientes. Continue realizando testes por mais uma semana.

Inauguração

Chegou o momento de finalmente inaugurar o seu negócio! Faça toda a divulgação necessária e peça para que os amigos e familiares divulguem o seu negócio. Nesse momento sua unidade estará 100% pronta para funcionar e atender os clientes. Como vimos acima, definir a melhor época para abrir uma franquia vai depender do planejamento e do preparo dos funcionários, do franqueado e do local em si para atender os clientes.

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