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RD Summit 2018: Por dentro do maior evento de Marketing Digital da América Latina

RD Summit 2018: Por dentro do evento

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro aconteceu em Florianópolis o RD Summit 2018, o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. Organizado pela empresa Resultados Digitais, o evento reuniu mais de 12 mil participantes e contou com apresentações de mais de 150 palestrantes de todos os lugares do mundo. Este ano, entre as apresentações principais estavam Ricardo Amorim, Guga Kuerten, Robert Cialdini, Jacco vanderKooij , Glória Maria, Yvonne Cagle, Tim Ash e muitos outros.

A cada nova edição, o RD Summit traz novidades e melhorias e este ano não foi diferente, as diferentes trilhas de conhecimento abrangeram todas as áreas presentes no marketing e vendas, sendo elas Marketing Introdutório, Marketing Avançado, Criação de Conteúdo, Gestão e Estratégia, Desenvolvimento pessoal, Sucesso do Cliente, Tecnologia, Vendas, Agências e RD Station.

Por dentro do RD Summit

A mistura de tecnologia, conhecimento, profissionalismo e diversão pode ser considerada a receita de sucesso do evento que é tido como a disneylândia do Marketing Digital. Com mais de 28 mil m², o RD Summit foi pensado e elaborado com cuidado para que todos os participantes aproveitassem ao máximo tudo o que era oferecido nos três dias, o que fez com o que o tempo passasse voando e a vontade de aprender apenas crescesse.

Com mais de 8 espaços disponíveis para as palestras, o evento reuniu assuntos sobre tendências, ferramentas, ideias e possibilidades, sendo impossível sair de lá todos os dias com a cabeça borbulhando de informações e motivação para colocar em prática tudo o que foi ensinado pelos maiores profissionais do mercado. Ainda, no espaço para alimentação o que não faltaram foi opções, cerca de 100 food trucks estavam disponíveis, inclusive com alimentação para dietas veganas e celíacas.

A feira de negócios contou com mais de 100 expositores e por lá era possível encontrar com profissionais de grandes empresas, como Google, SEMRush, Hotmart, Rock Content, Sympla, HostGator, a própria Resultados Digitais e muitas outras,  para conversar, trocar ideias e, claro, fechar negócios. Ou seja, uma ótima oportunidade para criar conexões profissionais e aprender com profissionais qualificados e experientes.

Algumas palestras em destaque

Com tanto conteúdo sendo apresentado simultaneamente e tantos profissionais incríveis palestrando no RD Summit, é impossível dizer que uma palestra foi melhor do que a outra, até porque os assuntos eram diferentes e muitos deles se complementavam. Entretanto, nós separamos um resumo de cada dia das principais palestradas apresentadas. Confira!

Dia 1 – Robert Cialdini

Autor do bestseller Armas da Persuasão, Robert Cialdini  trouxe para o evento os princípios da influência social, sendo eles a reciprocidade, a escassez, a autoridade, a consistência, a afinidade e o consenso. Além disso, Cialdini também comentou sobre a pré-suasão, que é o processo de alinhar as pessoas para estarem de acordo com a mensagem antes de a receberem.

Reciprocidade: Este termo é universal, porque em todas as culturas existe uma regra que diz que temos a obrigação de retornar a alguém aquilo que foi dado a você. Durante a palestra ele deu um exemplo simples: imagine que você está em um corredor indo em uma direção e neste mesmo corredor há outra pessoa vindo no sentido oposto. Quando você a vê e abre um sorriso ela corresponde também com um sorriso.

Escassez: As pessoas querem mais daquilo que podem ter menos. Robert explicou que na psicologia humana, o medo de perder é mais forte que o desejo de ganhar. Por este motivo, devemos sempre destacar aos clientes quais são os benefícios que temos a oferecer e que eles não podem ficar sem.

Autoridade: Cada vez mais as pessoas (e as ferramentas de buscas) tem priorizado as autoridades no assunto. Assim, ao apresentar a opinião de especialistas sobre o seu produto ou serviço você pode vender mais.

Consistência: Nós levamos muito a sério o que é tido em público, pois consideramos como um comprometimento, e se houve um compromisso vamos agir de forma mais consistente. Desta forma, quando as pessoas prometem algo, elas se comprometem a cumprir.

Afinidade: As pessoas tendem a gostar de quem é mais parecido com elas. É preciso lembrar também que as pessoas possuem o costume de procurar respostas fora e buscam em seus pares, em pessoas como elas.

Consenso: Quando as pessoas estão indecisas sobre algo, normalmente elas buscam pela opinião ou experiência de outras pessoas para depois definir qual será o próximo passo. Ao dizer que outras pessoas usam a mesma ferramenta, por exemplo, pode levar a pessoa a escolhê-la.

Dia 2 – Jacco vanderKooij

A manhã do segundo dia de RD Summit começou extremamente animada com a palestra do especialista em vendas Jacco vanderKooij. Ele trouxe reflexões sobre as mudanças que impactam o trabalho dos vendedores hoje em dia. De acordo com Jacco a maior mudança do mundo possui um nome pequeno: SaaS. Ele acredita que, devido às empresas de software como serviço, novas pessoas podem começar empresas e mudar o mundo com elas.

O palestrante enfatizou que apesar de tantas novidades e mudanças,  infelizmente, o processo de vendas ainda continua igual e que não faz sentido a nova geração trabalhar em um modelo antigo, focado somente na meta. A nova geração busca por um ambiente de trabalho diferente e um emprego com um propósito maior do que metas, para isso é necessário investir na educação dos vendedores.

Jacco também destacou que as pessoas odeiam que vendam para elas, mas amam comprar. Desta maneira, é fundamental ajudar os clientes a comprarem, pois se o vendedor mostrar que se importa, o consumidor se importará também. Por fim, o palestrante questionou a falta de mulheres em cargos altos e incentivou as empresas a criarem oportunidades de crescimento para ambos os gêneros.

Dia 3 – Maryna Hradovich

Faltam pouco menos de dois meses para o ano de 2019, a vice-presidente da SEMRush, Maryna Hradovich, trouxe para sua apresentação as tendências, dicas e estratégias de SEO para o próximo ano. Desse modo, ela focou em três tendências: dispositivos móveis, inteligência artificial e pesquisas por voz.

Segundo Maryna, ter um site separado para desktop e para dispositivos móveis pode causar muitos problemas e prejudicar o ranqueamento no Google. O ideal é optar por um website responsivo.

Outro fator que pode ser prejudicial é a velocidade da página. De acordo com ela, 70% dos sites demoram mais de 7 segundos para carregar. Ao mesmo tempo, 53% dos visitantes usando dispositivos móveis deixam a página se ela não carrega em 3 segundos.

O Google também está ficando cada vez mais esperto, e se muitos usuários visitam um site a partir dos resultados de uma busca, mas ficam por pouco tempo, o buscador entende que o resultado não é relevante. Por outro lado, se o conteúdo é consumido por mais tempo, o Google presume que é bom.

Por fim, as pesquisas por voz permanecem em crescimento e é esperado um mercado bilionário para 2025. Atualmente, uma em cada 5 pesquisas são feitas por voz. Ao otimizar o seu site para buscar por voz, lembre-se que os usuários utilizam esse recurso com pesquisas diretas, ou seja, dê a eles o precisam, criando conteúdo holístico.

Como podem perceber, a edição deste ano foi incrível e o evento trata-se de uma oportunidade única para aprender e reaprender muitas técnicas e estratégias sobre Marketing Digital e Vendas.  Aproveite para conferir um pouco mais no nosso Instagram. E se você não pôde ir, fique tranquilo, pois a boa notícia e que a cada ano eles se superam cada vez mais e a edição de 2019 (que está logo ali) vem recheada de novas ferramentas, tendências e conhecimentos a serem apresentados. Até o ano que vem RD Summit!

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