Relacionamento com o cliente: a importância de entender leads e nutri-los
Quando se fala em marketing, quase sempre se pensa na quantidade de leads que podem ser atraídos para a sua empresa. E quanto mais deles forem atraídos, melhor. Mas existe outro componente no relacionamento com o cliente, que é a nutrição. Sem ações voltadas para os leads já captados dificilmente a atração irá se converter em mais vendas.
Mas o que seria a nutrição de leads? Bem, digamos que você tenha captado um novo lead, que está observando seus produtos. Como você faria com que ele se interessasse mais pelos seus serviços? Essas ações são parte da nutrição de leads. Em outras palavras, a nutrição fala da fidelização e do aumento das chances de fechar um contrato.
Claro que o tema não se esgota tão rápido, como qualquer coisa que diga respeito ao relacionamento com o cliente. Por isso trouxemos aqui algumas informações básicas sobre esse processo e sua importância para qualquer empresa. Acompanhe:
Relacionamento com o cliente: Gerando novos leads
Este é o primeiro passo em praticamente qualquer campanha de marketing. Afinal, sem um público com o qual trabalhar, é mais difícil pensar em qualquer outra ação. Porém, isso não significa que seja um processo simples. Na verdade, ele exige bastante dedicação e conhecimento.
Para começar o relacionamento com o cliente, ou o lead neste caso, com o pé direito, é importante ter algum conhecimento prévio sobre os grupos que você deseja atingir. É aí que entra a pesquisa de mercado. Coisas como o perfil geográfico, faixa etária e hábitos de consumo de um grupo podem fazer uma enorme diferença na hora de planejar suas campanhas.
É importante lembrar que uma boa campanha é focada em apenas um público. É impossível agradar a todos ao mesmo tempo, o que torna impossível para qualquer negócio atingir todos os públicos ao mesmo tempo. Dando destaque a um grupo menor, é possível ter uma taxa de retorno mais alta.
Nutrindo os leads já existentes
Você já fez sua pesquisa de mercado, já atraiu o público que buscava e agora eles são seus leads. Ótimo, mas o que fazer a seguir? Como aprofundar o relacionamento com o cliente? É nesse momento que você deve começar a nutri-los. Principalmente com informações úteis.
Uma forma simples de manter leads nutridos é criar canais de informação e divulgação que continuem transmitindo sua marca. Isso garante que sua imagem continuará na mente do público. E quanto mais pessoas lembrarem do seu serviço, mais fácil será convertê-las em clientes mais tarde.
Da mesma forma, você deve nutrir clientes já existentes, com promoções e contatos esporádicos. É mais fácil fazer uma nova venda apara já conhece seu trabalho e teve uma boa experiência com ele do que encontrar um novo lead e levá-lo a percorrer todo o caminho novamente.
Por que é importante nutrir?
Lendo tudo até agora, você já deve imaginar por que a nutrição de leads é tão importante no relacionamento com o cliente. Primeiro, para aqueles leads que ainda não estão na sua base (não fecharam o primeiro contrato) precisam ser levados cuidadosamente até o seu produto/serviço. Quanto melhor você nutrir, mais fácil será para a equipe de vendas chegar e apenas fechar negócio.
Além disso, como já mencionamos, você não deve esquecer-se de um cliente logo depois de encerrar o serviço. Pelo contrário, esse é o momento para promover a sua fidelização. Com um comprador recorrente, você terá capital de giro e uma base mais sólida para criar campanhas.
Nutrição pelo marketing digital
A internet é um dos ambientes mais férteis para melhorar o relacionamento com o cliente, especialmente se sua empresa atende grupos muito distantes. O marketing digital é hoje uma das ferramentas mais rentáveis para aproximar empresa e público, tanto pelo custo inferior às mídias tradicionais quanto pelas possibilidades mais amplas.
A forma mais simples de nutrição é criar conteúdos, o chamado inbound marketing. Aqui, a empresa cria vídeos, artigos ou imagens sobre coisas que interessam ao seu público, apontando para o produto/serviço em alguns momentos.
Além disso, outra vantagem da internet é a facilidade em dialogar com o público. Com o auxílio de uma página, é possível criar enquetes ou apenas deixar um canal de comunicação aberto e fácil de acessar. Isso aumenta consideravelmente a quantidade de informações que você tem sobre o seu público.
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