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ROI marketing digital: O que é, como calcular e qual a sua importância?

Você já deve conhecer o ditado “propaganda é a alma do negócio”. E ele é bem verdadeiro, já que uma parte considerável de qualquer decisão de compra é tomada antes mesmo do contato com o produto ou serviço. Por isso há tantos investimentos em propaganda. Mas, para conseguir assegurar uma margem de retorno alta, você deve acompanhar o ROI marketing digital.

Não é de hoje que a internet é o maior meio de comunicação do mundo. Através dela, é possível alcançar seu público em quase qualquer lugar. Porém, ainda se trata de um meio um pouco difícil de dominar, o que exige bastante tempo, dedicação e estudo. Se você pretende usar esta ferramenta, é melhor estar preparado.

Para te ajudar um pouco com esta tarefa, vamos falar um pouco sobre o ROI marketing digital, como obtê-lo e qual é a sua importância para o seu negócio. Acompanhe:

O que é o ROI?

Esta é uma sigla para “Return Um Investment” ou “Retorno Sobre investimento”, em bom português. Como o nome diz, é um indicador que mostra qual foi o nível de retorno de uma determinada aplicação, em relação ao investimento inicial.

Funciona de forma parecida com o cálculo de lucro, mas com uma perspectiva um pouco mais ampla. Não basta considerar apenas os valores brutos e diretamente envolvidos no negócio. É necessário considerar efeitos secundários e gastos auxiliares por exemplo. Porém, o ROI não leva em consideração o tempo da aplicação, então esteja atento a isso na hora de usá-lo para tomar alguma decisão empresarial importante.

Como calcular o ROI marketing digital?

Para fazer as contas, você precisará dos seguintes dados:

E para obter o seu ROI, você precisa, primeiro, tirar a diferença entre Receita e Custo, depois dividir o resultado pelo Custo e multiplicar o resultado por 100. O resultado será o retorno percentual do seu investimento. A equação fica com esta cara:

ROI = Receita – Custo x 100
Custo

Por exemplo, se sua receita foi 200 e seu custo 100, você terá o equivalente a 100% de ROI.

Por que é importante calcular o ROI?

1. Mais controle sobre o seu desempenho

O ROI é um ótimo indicador do nível de rendimento de suas ações empresariais. Sem ele, pode ser bem difícil determinar exatamente quão lucrativas são suas campanhas de marketing, o que te deixará em uma grande desvantagem na hora de elaborar novas ações no futuro.

Com mais controle sobre o desempenho das suas campanhas, você pode regular o número de leads que são obtidos e garantir um crescimento minimamente estável para a empresa por mais algum tempo. O que é sempre uma boa notícia em todo empreendimento.

2. Encontrar as melhores oportunidades de crescimento

Ao fazer a análise do ROI marketing digital, você também irá lidar com vários outros dados, como o seu lucro, qualidade de atendimento, índice de satisfação do cliente, opinião pública, condições do mercado, entre outras coisas. E todas essas informações te darão uma boa noção de para onde guiar suas próximas campanhas.

Na próxima vez que estiver conferindo os dados para calcular o seu ROI, revise suas fontes e veja onde estão suas maiores oportunidades de lucro. Determinadas ações podem trazer um retorno bem acima da média se forem devidamente exploradas.

3. Sinaliza quando é necessário mudar sua estratégia

Não é incomum que muitos negócios percam boa parte de sua lucratividade por não usarem seus recursos de marketing adequadamente. Muitos acabam investindo no público errado, não desenvolvem o material certo ou veiculam suas mensagens em um momento ruim.

Pode ser difícil entender estes sinais diretamente, mas mudanças no seu ROI podem indicar que este é o caso, te dando a oportunidade de tomar uma atitude. E quanto antes você conseguir corrigir qualquer erro, menor tende a ser qualquer prejuízo sofrido durante o processo.

Agora eu você sabe como funciona o ROI marketing digital, é hora de usá-lo para tomar melhores decisões dentro da sua empresa. Acha que vai precisar de mais ajuda nesse processo? Então visite a página da Echosis e veja como podemos ajudar em suas campanhas de marketing.

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