Desde a popularização da internet móvel, é cada vez mais comum ver pessoas utilizando o WhatsApp como seu principal meio de comunicação. A maioria hoje em dia dá preferência a estas mensagens de texto pela internet no lugar das ligações telefônicas. Sendo assim, também é um ótimo lugar para as empresas se comunicarem com seu público. Daí surgiu o WhatsApp para negócios.
Essa opção do aplicativo corresponde a uma empresa. Isso permite que ele seja acessado de múltiplos aparelhos, facilitando o processo de atendimento. Além disso, ele oferece outros recursos que melhoram a gestão do público.
Se você está pensando em adotar o WhatsApp em seu negócio, veja aqui o que precisa fazer.
Primeiros passos
Para começar a usar esta ferramenta, você primeiro precisa fazer o seu download. Você pode baixá-lo gratuitamente através do celular, então não haverá nenhuma dificuldade.
Uma vez que ele esteja ativo em seu aparelho, é hora de abri-lo e começar o cadastro de seus dados de perfil empresarial. Dentre as informações destacadas aqui, devem estar inclusas:
- Endereço da empresa;
- E-mail;
- Número de contato;
- Seu site;
- Descrição do produto/serviço.
Estes são todos os dados básicos necessários para que o público identifique o perfil da sua empresa ao entrar em contato.
Como criar mensagens automáticas
Você provavelmente já notou que algumas empresas utilizam respostas rápidas e automáticas em alguns contatos. Crie uma mensagem para enviar ao cliente assim que alguma condição é atendida, como logo após o primeiro contato ou quando o pedido é entregue.
Não é algo tão complexo a ponto de poder responder por conta própria em toda ocasião. Mas já será de grande ajuda se houverem mensagens pré-gravadas e um comando associado a cada uma delas.
O uso de etiquetas
Outra ferramenta que pode ser utilizada são as etiquetas. Sua função é marcar em que estágio de compra está aquele cliente específico. Por exemplo, se ele já recebeu seu pedido, se pagamento já foi aprovado ou se ele ainda está apenas tirando dúvidas. Com estes marcadores, será bem mais fácil identificar quais são os pedidos que ainda estão pendentes e contabilizar aqueles que já foram encerrados.
Estatísticas e análise do fluxo de mensagens
Falando em verificação e contabilização, o WhatsApp para negócios também possui funcionalidade similar à de um CRM. Nele, você pode gerar estatísticas relativas aos seus clientes marcados. Além de comparar seu avanço no caminho de compra ao longo do tempo. Também há algumas métricas mais específicas do próprio aplicativo, como total de mensagens enviadas antes do fechamento do negócio, por exemplo.
Crie um catálogo para seus produtos
Com essa opção, os lojistas podem criar catálogos de produtos diretamente na plataforma. A apresentação dos produtos é feita de forma semelhante aos tradicionais aplicativos de entrega e lojas virtuais, o lojista poderá fazer uma lista de seus itens, com foto, descrição e valor.
Desta maneira o processo de compra se torna mais prático e rápido, visto que os usuários podem visualizar todos os produtos de forma otimizada. Além disso, apresentar os seus produtos aos usuários e leads será muito mais fácil, principalmente porque o WhatsApp é o principal aplicativo usado pelos brasileiros, ou seja, explore ao máximo a ferramenta para garatir excelentes resultados.
Com estas informações, você já está mais preparado para utilizar o WhatsApp para negócios. Lembre-se também de acompanhar mudanças na ferramenta e atualizações, pois elas podem incrementar o seu desempenho e facilitar seu trabalho.
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