Nos últimos anos, aparelhos móveis, como celulares e tablets, se tornaram bem mais comuns para o grande público. Junto com a internet, esses aparelhos são um ótimo caminho para entrar em contato com potenciais clientes e manter contato com todos eles. Afinal, a maior parte do consumo de mídia e navegação hoje em dia ocorre através de aparelhos móveis.
Nesse cenário, ter um site para receber seus clientes é cada vez mais importante para captar consumidores. E uma das coisas que você deve aprender para alcançar esse objetivo é como fazer SEO para mobile.
Ainda não está familiarizado com esse termo? Então, acompanhe e descubra tudo que precisa saber sobre o tema.
Mas o que é SEO?
Trata-se de uma abreviação de “Search Engine Optimization”, que, em bom português, significa “Otimização de Motor de Busca”. Um motor, por sua vez, é qualquer site de pesquisa, sendo o principal foco destas práticas o Google, já que esse é o maior. Isso envolve uma série de variáveis, como o número de palavras, tamanho do site, uso de imagens, entre outras coisas.
As práticas de SEO buscam entender quais regras e critérios o motor de busca utiliza para determinar quais sites recebem prioridade em pesquisas, aqueles que aparecem no topo da lista. Como a maioria dos usuários costuma acessar apenas os primeiros resultados, estar no topo é uma grande diferencial. Hoje em dia, estas técnicas são fundamentais para o melhor desempenho das suas campanhas de marketing.
5 dicas de SEO para mobile
O SEO ideal também varia de acordo com o meio de acesso. Por isso o SEO para mobile é diferente daquele aplicado em computadores. Sendo assim, há algumas particularidades que devem ser levadas em conta na hora de realizar essas práticas.
Veja aqui 5 dicas que vão te ajudar:
1. Sites leves são sempre melhores
Apesar de o acesso a internet em celulares ser bem amplo, ele também tende a ser um pouco instável. O sinal do aparelho pode cair durante uma viagem ou a velocidade de conexão disponível pode não ser das melhores.
Sendo assim, os motores de busca dão prioridade para sites que apresentem menor carga de dados, sendo carregados mais rápido e consumindo menos internet. Ao invés de colocar um monte de imagens e itens dinâmicos, algo simples e profissional tende a ser mais efetivo.
2. Menos palavras e mais significado
Textos longos podem ser mais úteis ao público, mas se o número de palavras usado no título ou no resumo do conteúdo também for muito grande, não será possível ler tudo com facilidade. Especialmente em telas menores.
Ao invés de ser muito detalhistas nesses espaços, foque apenas no que seu público mais precisa saber, para que os interessados entrem no site já com uma noção do que vão encontrar. Dessa forma, você aumenta o número de clicks para leads melhor qualificados.
3. Segurança digital é imperativa
Sites sem ferramentas de proteção contra crimes virtuais, vírus e outras ameaças tendem a ser marcados rapidamente pelas ferramentas de busca. Se a sua página recebe esse tipo de título, ela pode não aparecer em nenhuma pesquisa, independente de seu trabalho de SEO em outros quesitos.
Naturalmente, a solução aqui é investir em segurança digital para sua empresa. Além de ser uma exigência, também é a melhor maneira de garantir que seus clientes estejam mais protegidos.
4. Cuidado com a tipografia
O formato e tamanho das letras, ícones e imagens em um site móbile é muito mais importante do que em outros aparelhos. Em um computador, é mais fácil ler corretamente letras com fontes menores e clicar em ícones pequenos, mas isso dificulta bastante a navegação em aparelhos móveis.
5. Integre sua página com os códigos QR
O QR code é uma ferramenta muito usada hoje em dia para facilitar o acesso à informação. Ele consiste em uma grade de quadrados que pode ser escaneada com a câmera do celular através de um aplicativo. Dentro desse código, pode estar contido um link, uma imagem ou outro tipo de informação.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o SEO para mobile, é hora de começar a aplicá-lo em seus negócios. E para atingir melhores resultados, o melhor é contar com uma empresa especializada para te auxiliar com sua otimização de SEO.
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