Ter um site é fundamental para qualquer empresa hoje, independente de seu porte ou seu nicho de atuação. Não apenas para divulgar seus produtos, mas também para receber cadastros de clientes e realizar vendas diretas. Porém, todos esses dados têm grande valor e podem atrair criminosos, o que exige mais responsabilidade por parte da empresa para fazer a proteção desse site.
Uma das ferramentas mais importantes para a segurança da informação em seu site é o SSL. Independente do tipo de página que seu negócio utiliza, vale a pena explorar esse recurso para garantir a proteção da sua informação, assim como dos dados dos seus clientes.
Acompanhe e entenda melhor o que é o certificado SSL e qual é sua importância para a segurança do seu site.
O que é o SSL?
Sigla em inglês para Secure Sockets Layer, o SSL é um ferramenta que permite a comunicação criptografada entre um site e o navegador. É esse protocolo que estabelece uma conexão segura com a sua máquina. Sua função é dificultar a captura de dados sensíveis por terceiros, como números de cartões, e-mails, senhas, entre outras.
O certificado SSL, por sua vez, é um documento digital que vincula todas essas informações sensíveis ao site através de duas chaves criptográficas. Uma pública, que é usada para estabelecer a comunicação com o servidor, e uma privada, usada no servidor para colocar uma assinatura digital em algumas páginas.
Sempre que o navegador tenta acessar um site, o servidor envia uma cópia do certificado SSL como identificação. Se o navegador identificar a assinatura digital do servidor, então significa que a conexão é segura.
Qual é a importância do SSL para a segurança do seu site?
Seja qual for o seu tipo de negócio, se você quer ter um site de sucesso, então precisa ter um certificado SLL bem definido. Veja aqui alguns dos principais benefícios.
Proteção da informação
A principal função do SSL é garantir que a conexão entre o usuário e o servidor é segura, ou seja, que não é possível monitorar e roubar as informações que passam entre esses dois pontos. Isso é fundamental para negócios que coletam dados sensíveis de seus clientes.
Credibilidade diante do público
Parte da segurança digital depende dos próprios usuários. E uma atitude bem comum é nunca navegar em sites que não estejam marcados como seguros, algo que acontece quando você não tem um certificado SSL. Garantir a proteção do seu site é também uma forma de transmitir credibilidade para seus usuários.
Melhoria de SEO
O Google utiliza uma série de critérios para definir quais páginas aparecem primeiro em uma pesquisa, incluindo seu nível de segurança. Sites sem SSL definido tendem a perder várias posições no ranqueamento, já que não costumam ser do interesse do público.
Facilita pagamentos eletrônicos
O SSL é indispensável para o comércio online, pois é ele que viabiliza a realização de compras através do seu site. Sem isso, não haveria como garantir a segurança transação, independente do método.
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