A Tapajós Cervejaria nasceu em 2020 na cidade de Santarém – PA e trouxe para região um sabor refrescante que combina perfeitamente com o clima. Recém-chegada ao mercado, a cervejaria precisava “embarcar” na internet.
E foi logo no início das atividades da empresa que surgiu a parceria com a Echosis. Juntamente com o cliente, Dirlan Castro, franqueado da unidade de Santarém, estabeleceu o projeto iria durar um ano, para que pudessem avaliar como seria o crescimento da empresa durante esse tempo. Assim, foram determinados os seguintes objetivos:
- Desenvolver presença digital de acordo com a jornada do seu público;
- Ter alta visibilidade da marca através dos canais digitais;
- Alavancar as oportunidades de vendas com campanhas estratégicas.
Quer saber quais foram as ações de marketing realizadas? Confira a seguir todos os detalhes que ajudaram a Tapajós Cervejaria a crescer:
Qual foi a solução realizada para a Tapajós Cervejaria?
Não é nenhum mistério que o comportamento dos consumidores mudou com a internet. Hoje as pessoas esperam que as marcas estejam nas redes sociais e que ofereçam informações, interações e mostrem o seu lado humano. Como a Tapajós Cervejaria estava abrindo suas portas, a Echosis teve o privilégio de ajudá-los desde o início com as redes sociais.
Os conteúdos focados no produto, mas alinhados a memes e a piadas proporcionam ao usuário um sentimento de proximidade e confiança. Além disso, muito mais do que clientes, o público da cervejaria passou a ser evangelizador. Ou seja, se sentem parte de uma comunidade e atuam para que outras pessoas também tenham uma boa experiência com a marca.
Outro ponto muito importante para o crescimento da Tapajós nas redes sociais foi a criação de ações específicas, como Open Bar na quarta-feira (que era o dia de menos movimento), comemoração de aniversário, o aniversariante ganha uma rodada de chopp por conta da casa, e a Black Chopp onde 1L de chopp custou apenas 1 real!
Os vídeos do Reels também foram fundamentais para os resultados alcançados pela cervejaria. Esse formato ajuda os perfis a viralizarem no Instagram e a serem descobertos por outras pessoas. A Tapajós manteve a identidade da marca nos vídeos, ou seja, uma linguagem mais informal e divertida.
Além disso, outros detalhes também foram muito importantes e complementaram as estratégias anteriores, o que contribuiu para o resultado positivo alcançado. Foram eles:
- Inserção da empresa no Google Meu Negócio, que resultou em 323 ligações e 452 solicitações de rota;
- Investimento em anúncios no Facebook e Instagram que destacaram a empresa na região de Santarém, Itaituba, Belém e outras.
Quais foram os resultados?
A combinação de planejamento, objetivos bem definidos, suporte por parte do franqueado e ações adequadas ao público-alvo resultaram em resultados positivos para a Tapajós Cervejaria, dentro e fora da internet. Foram eles:
Produção:
- Antes: 4.500 Litros/mês. (2020)
- Atual: 30.000 Litros/mês. (2021)
Pontos de Venda:
- Antes: 8 pontos. (2020)
- Atual: 32 pontos. (2021)
Por fim, a principal conquista da cervejaria durante esse período foi um aumento de 350% no faturamento entre 2020 a 2021. 🎉 E ninguém melhor que o Guilherme, proprietário da Tapajós, para contar como foi a experiência com a Echosis. Confira:
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