Com a proximidade do final de 2020, é hora de começar a se organizar e planejar as estratégias para o ano que vem. Ficar por dentro das tendências do Marketing Digital para 2021 é fundamental para entender as mudanças no comportamento dos consumidores e assegurar que a sua empresa não invista em ações desatualizadas ou ineficazes.
Para o próximo ano são muitas apostas em termos de estratégias, ferramentas, aplicação de recursos e novidades que surgiram devido a pandemia. Se você está curioso sobre o que vem por aí, continue a leitura e descubra algumas das tendências para o próximo ano e prepare seu negócio.
As principais tendências de marketing digital para 2021
Pesquisas por voz
Já tem um tempo que as assistentes virtuais deixaram de ser uma possibilidade para o futuro e se tornaram uma realidade do presente. Hoje temos a Alexa da Amazon, a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft, Google Assistant e outros. Para se ter uma ideia, a quarentena no Brasil registrou um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz.
Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, cerca de 50% das pesquisas serão feitas por voz, ou seja, as empresas devem começar a otimizar seus sites, artigos de blogs, anúncios e demais materiais para que eles sejam encontrados pelas ferramentas de busca.
As pesquisas por voz têm uma estrutura diferente das que são feitas digitadas em computadores e celulares. Por este motivo é importante adaptar a sua estratégia de SEO para que seus conteúdos sejam reconhecidos pelas assistentes virtuais e, assim, não perder tráfego.
Lives
A maioria das tendências do próximo ano são consequências dos novos comportamentos provocados pela pandemia. Esse é o caso das lives. Com o isolamento social, diferentes mercados foram afetados, principalmente de moda, música e entretenimento e uma das soluções encontradas para continuar em contato com o público foram os vídeos ao vivo.
Agora já se tornou comum abrir as redes sociais e se deparar com duas ou três lives acontecendo, sobretudo no Instagram onde os usuários podem convidar outros para participar.
Com esse formato de conteúdo é possível promover festivais, desfiles de moda, shows, workshops, entre outros. Ainda, ele permite uma proximidade muito maior com o público que pode interagir em tempo real. Certamente em 2021 as lives vão continuar em alta.
Micro influenciadores digitais
O marketing de influência é uma técnica que vem sendo utilizada há muitos anos. Porém, antigamente, as empresas acreditavam que para ter mais eficácia era necessário contratar celebridades para promover seus produtos.
Depois, com a chegada dos influenciadores o cenário mudou e as marcas passaram a contratar quem tivesse milhões de seguidores. No entanto, essa estratégia se mostrou cara e pouco eficaz. Isso porque, embora eles tenham muitos seguidores, suas taxas de engajamento são baixas.
Mas em 2020 surgiram os micro influenciadores digitais. Essa nova “categoria” possui uma quantidade menor de seguidores, porém mais fiel e que realmente se envolve com o conteúdo produzido.
Os micro influenciadores digitais tem um nicho de mercado específico, assim fica mais fácil encontrar aqueles que realmente conversam com a sua audiência e que vão conseguir promover seus produtos ou serviços, aumentando as possibilidades de conversão. Não há como negar que os influenciadores serão uma das tendências de marketing digital para 2021.
Marketing de nostalgia
Você já deve ter notado que na moda muitas peças dos anos 90 estão voltando, né? Muito xadrez, calças jeans mais larguinhas, camisetas de bandas e tantas outras peças que eram icônicas nos anos passados foram repaginadas e inseridas no presente.
Com o marketing não está sendo diferente, muitas empresas e marcas estão usufruindo do Marketing de Nostalgia. Essa estratégia tem como objetivo atrair a atenção de um determinado público com tendências mais antigas e familiares do passado.
Um bom exemplo de ação de Marketing de Nostalgia foi o comercial da Renault lançado em 2019 que reviveu os personagens clássicos de Caverna do Dragão. Confira abaixo:
É esperado que nos próximos anos essa estratégia continue em alta, pois desperta emoções e a vontade no consumidor em adquirir produtos que permitem reviver as boas lembranças. Além disso, com o Marketing de Nostalgia sua empresa pode causar um impacto maior e bem direcionado.
Agora você já sabe o que esperar para o próximo ano, né? A partir dessas apostas você já pode começar a planejar suas próximas ações, organizar suas metas e definir o que será feito.
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