Desde o ano passado o TikTok vem causando dor de cabeça no Mark Zuckerberg, isso porque o aplicativo desbancou o Instagram e o Facebook e se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, com cerca de 1,65 milhões de downloads.
Com um ambiente descontraído, nesse aplicativo os usuários podem criar e compartilhar vídeos curtos (15 a 60 segundos), com diversos efeitos e recursos de edição. O principal diferencial do TikTok para as demais redes sociais é o humor. Por este motivo, ele se tornou um fenômeno entre os jovens, de 16 a 24 anos, a chamada geração Z.
Com isso, não demorou muito tempo para as empresas começarem a enxergar potencial nessa rede social e a usarem como uma ferramenta para se aproximar e conquistar o público. Mas, será que o TikTok deve ser usado por todas as empresas? Vem com a gente desvendar todos os mistérios desse fenômeno!
O que é o TikTok?
É uma plataforma focada na produção de vídeos curtos, entre 15 a 60 segundos de duração, onde os usuários podem editá-los para inserir efeitos e até trilha sonora. A rede social foi criada na China pela empresa ByteDance, em um acordo de união com o antigo Music.ly.
Por que dizemos que ele é um fenômeno? Vamos aos números! No mundo, mais de 1,5 bilhão de usuários interagem com a rede social. Além disso, no ano de 2018, em todo o mundo o número de downloads do Facebook foi de 711 milhões e o Instagram ficou com 444 milhões. O TikTok, no mesmo período, conseguiu 663 milhões de downloads.
Com filtros e efeitos especiais, os tiktokers aproveitam para criar diferentes tipos de conteúdo, como dublagens, coreografias e esquetes. O humor é o ingrediente principal de todos os vídeos criados e, principalmente, daqueles que fazem sucesso.
Como as empresas podem usar o TikTok?
Obviamente, só pelo número de usuários, essa rede social já desperta o interesse de qualquer empresa. Afinal, ela ainda é pouco explorada pelas empresas no Brasil e essa é uma boa oportunidade para impactar a audiência e melhorar o posicionamento de marca. No entanto, é preciso ressaltar que o público do TikTok é bastante jovem, na verdade são adolescentes.
Isso não impede que você use o aplicativo a favor da sua empresa, claro. É muito comum que os jovens vejam algo na plataforma e comentem com os pais, tios ou avós e isso os influencie a se interessar pela marca ou produto. Ou seja, pode valer a pena focar somente no público de 16 e 24 anos com o intuito de que eles sejam influenciadores e transmitam o seu conteúdo para os demais.
Mas se o seu público-alvo é mais velho e com um perfil mais formal, talvez essa plataforma não traga os resultados que você espera ou deseja. Dito isso, vamos as dicas?
Seja espontâneo
Bom, embora o TikTok não faça uso das tradicionais ferramentas de impulsionamento de propaganda e, tampouco, de anúncios, é possível se beneficiar da popularidade da plataforma ao produzir vídeos divertidos para mostrar o dia a dia na empresa, o processo de produção, os produtos sendo embalados e muito mais.
No Instagram é muito comum vermos esse tipo de vídeo nos stories. E por que não continuar com esse tipo de vídeo, mas de uma maneira divertida? Olha só o exemplo do e-commerce Marina&Gabriela 💃:
@marinaegabriella##order ##pedido ##happiness ##delvery ##shoponline ##ecommercetips♬ DubaDubaDu~ – Gan_Sof
Faça parte dos challenges
Os desafios (challenges), ações divulgadas pelo uso de hashtags, já eram comuns em outras redes sociais, mas esse tipo de conteúdo foi potencializado no TikTok. Seja para realizar um passo de dança, dublar um trecho de um áudio ou qualquer outra ação criativa, o importante é interagir com os usuários e mostrar que a sua marca também está por dentro das tendências.
Se preferir, você mesmo pode lançar um challenge e incentivar os usuários a entrarem na onda. Nos Estados Unidos, a rede de restaurantes Chipotle Mexican Food criou o desafio #GuacDanceChallenge, onde os usuários tinham de dançar uma música que mencionava o abacate, ingrediente presente na culinária mexicana.
@chipotleTFW guac is free. Online/in-app only 7/31 ##GuacDance Terms: chip.tl/avoday♬ The Guacamole Song – Dr. Jean
A empresa recebeu mais de 250 mil vídeos com a hashtag em seis dias e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate, durante a campanha. WOOOOOW! 💥
Tenha parcerias com influenciadores
Muitos influenciadores famosos surgiram de redes sociais, como Snapchat e Instagram. No TikTok não foi diferente, já existem os tiktokers que também podem colaborar com a estratégia de marketing das empresas, como a sua. Ao realizar uma parceria com influenciadores, lembre-se de encontrar alguém com um perfil que se encaixe com os valores da sua marca e que já conversem com o público desejado.
Por exemplo, a marca brasileira Guaraná Antarctica tem um perfil recheado de vídeos em parceria com tiktokers. Os vídeos retratam as mais diferentes situações, mas sempre acompanhadas do refrigerante. Além disso, são fabricadas latas com o “TikTok code”, uma espécie de QR code que redireciona para o perfil da marca na rede social.
@guaranaTodo mundo no passinho e na mãozinha fazendo a coreô embaixo da torneira 💦🙌🏼 ##mãosseguras ##ficaemcasa♬ som original – guarana
A verdade é que o único segredo para o TikTok é: ter criatividade! Mas com esses exemplos,agora ficou mais fácil ter ideias e descobrir como aproveitar essa rede social em prol do seu negócio, né? Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre a importância de ter um planejamento para as redes sociais e entender como aproveitá-las ao máximo para obter bons resultados.
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