O WhatsApp já é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo, tendo o mesmo valor que uma rede social. Desde sua primeira aparição em abril de 2022, muitas pessoas estão atentas a como essa ferramenta pode impactar no trabalho de marketing. Neste artigo, você vai saber sobre uma nova funcionalidade desta ferramenta, o WhatsApp Comunidades.
Desde novembro, essa função já está disponível para o público e gerou vários impactos sobre como seus recursos podem ser aplicados no marketing. E para garantir o seu melhor aproveitamento, o ideal é começar a se informar desde já.
Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.
O que é o WhatsApp Comunidades?
Com tantos usuários, é natural que o WhatsApp esteja migrando pouco a pouco para o formato de uma rede social, mais do que um simples aplicativo de chat. O objetivo dessa nova ferramenta é incentivar a reunião desses usuários em torno de um interesse comum.
Com o WhatsApp Comunidades, os usuários podem criar comunidades dentro do aplicativo. Cada comunidade também pode ser dividida em grupos de discussão, que ficam em chats separados. Isso facilita a navegação em torno de certos temas relacionados a um foco principal. Por exemplo, uma comunidade da sua empresa.
Quais os benefícios do WhatsApp Comunidades para sua estratégia de marketing?
Como muitos outros recursos das redes sociais, sua utilidade depende primariamente de sua aplicação. Veja aqui algumas formas de usar o WhatsApp Comunidades para melhorar suas estratégias de marketing.
Manter contato com seu público
A criação de uma comunidade para sua marca ou algum evento também proporciona uma oportunidade de se aproximar do seu público. Nesse ambiente, é mais fácil para todos se comunicarem, trocarem opiniões e estabelecer uma relação mais próxima e duradoura. Todas as características que você busca para criar uma campanha de marketing de sucesso.
Estabelecer confiança
Outro benefício desse contato continuado é a possibilidade de criar um laço de confiança entre a sua marca e o público. A credibilidade do seu negócio é um dos fatores que os clientes mais consideram na hora de definir com quais negócios vão comprar. Em sua comunidade, você pode começar a cultivar essa imagem positiva de forma ativa.
Responder dúvidas mais rapidamente
Quando um cliente tem alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço e precisa entrar em contato para tirar, há sempre um tempo de espera entre o envio da pergunta e a resposta. Com o WhatsApp Comunidades, esse problema diminui, pois os próprios integrantes da comunidade também podem responder essa questão.
Obter dados valiosos sobre seus leads
Enquanto você interage com sua comunidade pelo WhatsApp, também tem uma oportunidade de monitorar suas atividades e entender mais a fundo quais são suas preferências. Isso significa que você pode acessar muito mais dados e analytics sobre seus clientes, o que te ajuda a gerar insights de mercado.
Quer continuar acompanhando mais novidades para otimizar seu trabalho de marketing digital? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão. Acompanhe também nossas redes sociais.