O WhatsApp hoje é praticamente sinônimo de comunicação online. É praticamente impossível encontrar uma pessoa com um smartphone que não faça uso do aplicativo, tanto na vida pessoal quanto profissional. Empresas de diferentes portes já usam este app para estabelecer contato com seus clientes. Os proprietários sabem disso, tanto que já entrou em teste o WhatsApp Premium.
Ainda não se sabe exatamente qual será seu impacto, mas é provável que cause bastante mudanças na forma como o aplicativo é usado para fazer negócios. Acompanhe e entenda melhor essa nova versão.
O WhatsApp Premium será mais um canal para empresas
Atualmente, já existe o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo que permite aos empreendedores usar este canal como forma de atendimento e gestão de contatos. Agora que está bem difundido, o WhatsApp desenvolveu uma versão mais robusta, o WhatsApp Premium.
Ele é uma versão paga do WhatsApp Business, contando com algumas funcionalidades extras, as quais a Meta liberou com uma assinatura mensal. Porém, o aplicativo ainda está em período de teste, então não é todo negócio que pode usá-lo.
Ênfase na criação de um marketplace
A transformação das redes sociais em marketplaces em potencial não é de hoje. E essa tendência também promete chegar ao WhatsApp Premium.
Uma das funções já em teste é a criação de links de contato, os quais a empresa pode enviar para que o usuário visite diretamente sua loja no WhatsApp. As informações atuais indicam que cada link pode ser modificado uma vez a cada 90 dias e expira automaticamente caso a assinatura seja cancelada.
Essa é mais uma amostra do envolvimento das redes sociais e dos aplicativos com as vendas. O WhatsApp business já oferece opções razoáveis para muitos empreendedores, como a possibilidade de dividir seus clientes em categorias. A expectativa é expandir essas ferramentas no futuro.
O WhatsApp Premium terá uso mais de um aparelho
Atualmente, é possível acessar simultaneamente um mesmo contato do WhatsApp business em até 4 aparelhos, incluindo celulares, tablets e computadores. Porém, aqueles que assinarem o WhatsApp Premium devem ter a possibilidade de utilizar até 10 aparelhos simultâneos.
Esse é um grande benefício para lojistas que têm uma equipe de vendas bem ampla. Todos podem ter acesso aos mesmos chats e podem dar continuidade a qualquer atendimento com facilidade.
Um investimento para empresas
Como é possível notar, boa parte dessas mudanças e benefícios irão impactar principalmente para empreendimentos e negócios de maior porte. Especialmente aqueles que já realizam vendas online através do aplicativo. Nesses casos, o melhor atendimento e o aumento nas vendas irá compensar o pagamento da assinatura do WhatsApp Premium.
Mas também vale a pena lembrar que essa nova versão será opcional. Os usuários que já utilizam os recursos atuais do aplicativo podem continuar aproveitando seus benefícios gratuitamente. E, além disso, também terão mais um ponto de contato para encontrar lojas e produtos que sejam de seu interesse.
Quer continuar acompanhando nossos melhores conteúdos? Então assine nossa newsletter agora mesmo e receba tudo em primeira mão.